SG promove eventos sobre epilepsia

Debora Rangel participa de live hoje às 19h com o tema: Epilepsia não me define - Foto: Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, também chamado de Purple Day, que é lembrado no dia 26 de março, terá evento fechado para profissionais de saúde e famílias que têm casos da doença em São Gonçalo. Serão dois dias de orientação. O primeiro, hoje, será na Primaz Centro Educacional Profissionalizante, no Zé Garoto, às 19h. O segundo será na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no São Gonçalo Shopping.

Como o momento é de pandemia e os locais terão que obedecer às restrições de público e distanciamento, as palestras "Epilepsia Não Me Define" - que serão ministradas pela enfermeira Débora Rangel - também serão transmitidas ao vivo pela página do Facebook @anjosdaepilepsia e pelo Instagram @debyrangeel. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a síndrome, que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sem conhecimento, muitas pessoas discriminam os epiléticos. Por isso, o Purple Day é dedicado à reflexão sobre a epilepsia, suas formas de tratamento e prevenção. A enfermeira Debora Rangel, que trabalha na rede municipal de saúde de São Gonçalo, fala com conhecimento de causa, já que tem um filho com a síndrome, é autora do livro Lágrimas de Superação e diretora da Associação Brasileira de Epilepsia do Estado do Rio de Janeiro.

O livro Lágrimas de Superação relata a história de uma mãe que, após receber o diagnóstico de epilepsia de seu filho, faz escolhas, passa por confrontos internos e lutas, principalmente contra o preconceito de todos os gêneros, inclusive o religioso. "Luto, através da minha história, para levar conhecimento sobre a doença e, principalmente, vencer o preconceito", disse Débora, que tem como sonho a criação de um centro de referência para o tratamento da epilepsia em São Gonçalo.

A epilepsia não é contagiosa e é uma espécie de desorganização dos sinais elétricos do cérebro capaz de provocar convulsões. Na maioria dos casos, as crises desaparecem de maneira espontânea, mas tendem a se repetir em períodos aleatórios. A origem está em problemas no
parto, quedas que tenham afetado o sistema nervoso e malformação do córtex cerebral.