Niterói, Rio, Maricá e Itaguaí anunciam calendário conjunto

A expectativa é que no dia 26 de abril todos acima de 60 já tenham sido vacinados - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Municípios da Região Metropolitana do Rio resolveram reunir esforços para enfrentar a pandemia de coronavírus. Depois de Rio e Niterói anunciarem medidas restritivas conjuntas para evitar o alastramento da covid-19, outras cidades, como Maricá e Itaguaí se juntaram ao grupo e todas anunciaram, durante a semana, um calendário conjunto de vacinação. A expectativa é de que novas ações em conjunto sejam realizadas e de que outras cidades vizinhas também "falem a mesma língua".

A programação de vacinação prevê a imunização seguindo grupos prioritários por idade, segundo parâmetros do Plano Nacional de Imunização e levando em consideração as necessidades dos municípios. A expectativa é que no dia 26 de abril todos os idosos com idade acima de 60 já tenham sido vacinados e, a partir desta data, as prefeituras continuem a vacinação trabalhando com pessoas de 59 a 45 anos de oito grupos prioritários.

Os grupos que serão priorizados são: pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente, desde que apresentem comprovação por meio de atestado médico; trabalhadores da saúde que ainda não se vacinaram, trabalhadores de educação, trabalhadores de serviço de limpeza urbana, PMs, policiais civis, bombeiros, guardas municipais e agentes penitenciários. Para que todos esses profissionais sejam imunizados será necessário que comprovem que estão em atividade.

Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde de Niterói divulga novo calendário de vacinação para idosos de até 60 anos para que todos estejam imunizados até o dia 26. Anteriormente, este calendário seguiria até o dia 1º de maio.

Ao lado do prefeito do Rio, Eduardo Paes; de Maricá, Fabiano Horta; e de Itaguaí, Rubem Vieira; o prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatiza que é preciso uma maior integração para conseguir mais eficiência neste enorme desafio que é o enfrentamento desta pandemia.

"Os municípios precisam trabalhar juntos e, também, em parceria com o Governo do Estado. Há algumas semanas, procurei o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para integrar as ações de Niterói com as ações do Rio. A gente sabia que precisava tomar medidas que protegessem a nossa cidade, já que não adiantava fazer isso senão tivéssemos essa forma integrada. Nós temos vários exemplos de um município ter um critério diferente do outro, o que acaba gerando um fluxo de pessoas para a cidade vizinha. Isso aconteceu em Itaguaí e no caso de Niterói e São Gonçalo também", frisa Axel Grael.

Eduardo Paes ressalta que o entendimento deste grupo de prefeitos é que os critérios que devem valer para a vacinação são técnicos e científicos, já que não há doses suficientes para toda a população.

"O calendário é importante, claro, mas o que mais importa é o compromisso desses quatro municípios de cumprirem e respeitarem critérios científicos a partir do grau de 'periculosidade' que o coronavírus representa para cada grupo da população. Sabemos que os idosos representam o grupo de maior risco. Com isso, o primeiro grupo já está protegido. O importante agora é a gente continuar protegendo vidas e isso significa olhar para aqueles que mais precisam, mais expostos, por isso, somamos o critério de idade a estes grupos com comorbidades e categoriais essenciais em atividade", pontuou.