Amor de Mãe na pandemia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

José Ricardo Marques*

O capítulo da novela Amor de Mãe, do dia 26 de março, trouxe importantes reflexões sobre a pandemia e suas consequências.

Primeiro, o drama de uma personagem que faz o papel de uma enfermeira na sua atividade em hospitais e no enfrentamento da doença e o nível de estresse. em um dos episódios, a enfermeira tem que ressuscitar um paciente que teve parada cardiorrespiratória, chamando os médicos, que não vinham por estarem em outros atendimentos, teve que intervir e obteve sucesso, mas logo em seguida entrou em um surto, que misturou cansaço e desespero por cogitar enfrentar a morte do paciente com Covid-19 e observar a despedida da filha momentos antes da parada e provável iminente óbito.

Este é o retrato de uma realidade nos hospitais que estão em colapso e de profissionais em trabalho de profundo desgaste físico e psicológico.

Em outra cena, desta vez com um ativista ambiental, que em conversa com outro personagem, previu a pandemia e em tom dramático, profetizou que não seria a última e a destruição do meio ambiente traria consequências desastrosas.

é de se aplaudir a fase final da novela da rede globo, que retrata de forma consciente o momento em que o país e o mundo vive, evidenciando com responsabilidade o grave momento que enfrentamos e uma pandemia que parece não ter fim.

A mídia em geral vem informando e oferecendo entrevistas com especialistas sobre a Pandemia e suas consequências, tanto na saúde publica quanto privada, e seus efeitos na economia.

Três mil mortes em media é um numero assustador, mais que isso é a falta de leitos de UTI e filas para o atendimento emergencial, o que cria um medo maior em se infectar e contrair a COVID-19.

Especialistas alertam que teremos, com a nova variante, dias difíceis e o isolamento é uma das medidas fundamentais para diminuir a transmissão e desafogar os hospitais em colapso em praticamente todo o território nacional.

Médicos e enfermeiros enfrentam seus mais dramáticos dias de atendimento que, certamente, trarão efeitos colaterais profundos.

Possivelmente enfrentaremos outras pandemias, outros vírus letais e talvez até mais perigosos do ponto de vista de transmissão e quantidade de mortes.

Contamos com a ciência, que vem se desenvolvendo cada vez mais e em tempo recorde desenvolveu imunizantes que são primordiais para que a população volte ao máximo possível às suas rotinas.

Amor de Mãe retrata o cotidiano, passa mensagens importantes neste período de muita dor e tristeza, com famílias dizimadas em todo o Brasil.

A má noticia é que ainda teremos que conviver por muito tempo com o vírus e suas mutações, até mesmo o Brasil tem uma variante para chamar de sua: o P1!

A economia, um pilar gravemente afetado, coloca na ponta empresários e empreendedores, especialmente os de pequeno porte, em situação de falência.

Mesmos os créditos eventuais, deverão ser pagos em algum momento, com juros e correção e a sobrevida será, em alguns casos, ainda mais dramática.

Venho ao longo de mais de 05 anos alertando sobre o risco de doenças causadas por microrganismos e a necessidade de tratar ambientes que podem causar algum risco à saúde das pessoas e o custo de paradas não programadas com o risco de pandemias.

Antes o meu discurso trazia alguma curiosidade e até simpatia, mas a antecipação de um caos com epidemias e pandemias era sempre uma possibilidade distante.

Acredito que haja a possibilidade de voltarmos a ter atividades econômicas desde que atendendo alguns pilares no combate a Pandemia, conforme instrução do meu amigo e conselheiro, Dr. Edmilson Migowisk, que defende a volta às atividade e contra o lockdown.

Os Pilares defendidos pelo Dr. Migowisk, se baseiam em:

1º Pilar: Atendimento aos Protocolos Sanitários - uso de máscaras, lavagem das mãos rotineiramente, distanciamento de 2 metros, evitar aglomerações, higiene e sanitização dos ambientes;

2º Pilar: Diagnóstico o mais cedo possível, percebendo sintomas da COVID-19 e testes em massa para monitorar e controlar a incidência do vírus. Com isso, mesmo o isolamento pode ser eventual e em casos específicos, como também defende o Dr. Amilcar Tanure, Médico Virologista da UFRJ.

3º Pilar: Este Pilar, embora mais polêmico, se refere ao tratamento precoce com nitazoxanida de 500 mg a cada 8 horas durante 6 dias após primeiros diagnósticos da doença. O Dr. Edmilson Migowisk demonstrou que o efeito da droga - não reconhecida como método de tratamento precoce pela OMS -, de acordo com mais de 1 mil pacientes tratados, sem nenhuma intubação ou óbito, certifica seu método de trabalho.

De fato, o que entendo, após alguns anos e aprofundado-me sobre o assunto, é que podemos sim ter o retorno das atividades econômicas, desde que se dê atenção às regras e protocolos operacionais e sanitários.

Existe por exemplo, Certificações e Selos que comprovam que o ambiente está livre da COVID-19, após passar por processos de sanitização e testes de ambiente com monitoramento permanente, com testagem de pessoas (funcionários e todos os que indiretamente e diretamente freqüentam as atividades laborais) e outras ações que poderiam permitir a abertura do comercio em geral.

A obtenção de ambientes seguros é um dos caminhos para oferecer segurança aos usuários de locais que demandem circulação.

Amor de Mãe provoca a reflexão sobre os riscos, consequências e previsões, sempre indicando oferecendo informações importantes sobre o período que atravessamos.

Minha proposta é que possamos juntos perceber e ter a percepção de que podemos sair desta situação mais fortes, mais saudáveis e com maior qualidade.

Outra pergunta que fazem alguns interlocutores é se sou favorável a abertura das escolas. Sim, sou favorável e penso que este é e será nosso maior desafio, não somente pelo retorno com atendimento aos protocolos e de forma presencial, mas o retorno às escolas é fundamental para diminuir desigualdades sociais e, essencialmente, permitir a educação de nossos jovens, pois 2 anos de paralisação na educação fará com que tenhamos duas décadas de atraso.

A Pandemia é uma realidade, mas a maior ameaça é a falta do Amor de Mãe.