Maricá recebe visita internacional contra covid

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde de Maricá recebeu nesta terça-feira dois consultores nacionais da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para troca de experiências sobre o enfrentamento da Covid-19. A partir de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, foram escolhidos três municípios para a visita: Rio, Maricá e Niterói. O critério primordial para a escolha dos três municípios foi as boas práticas no combate ao novo coronavírus.

De acordo com os consultores, o ponto alto no acerto do combate à pandemia vem da união da Rede de Saúde: Urgência e Emergência com a Atenção Primária; além da descoberta precocemente dos contaminados pela Covid-19 através do acompanhamento pelas equipes da ESF. Maricá vem trabalhando e aperfeiçoando esses cuidados, principalmente no pós-alta, com a equipe multiprofissional do Melhor em Casa, como tratamentos de fisioterapia respiratória, do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Os consultores nacionais da OPAS, Rodrigo Said e Paula Raia, estiveram por 40 dias em Manaus, além de outras localidades, e citaram algumas das experiências que vivenciaram. "A escolha dessas cidades se deu porque estão mostrando uma execução positiva no enfrentamento da Covid-19. É justamente essas experiências locais que estão desenvolvendo, as estruturas e as respostas diferenciadas que, através dessas conversas e visitas nas unidades, podem reforçar o trabalho que está em desenvolvimento", afirmou Rodrigo Said.