Um quadro agravado

Charbel - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

Um ano depois, a pandemia prossegue causando graves baixas humanas, econômicas e comportamentais. Como é de conhecimento geral, todo o planeta vem sendo afetado, embora de maneiras diversas. Aqui no Brasil, entre tantos graves problemas, os micro, pequenos e médios empreendedores estão tendo também que lutar contra um verdadeiro cipoal de ordens e contraordens partidas a todo instante de múltiplos poderes, o que vem prejudicando ainda mais a luta diária pela sobrevivência de seus negócios.

Aqui em Niterói, agora mesmo centenas de empreendedores locais amargam mais uma temporada de portas fechadas, por decisão unilateral da prefeitura. Os pequenos estabelecimentos mais uma vez são mantidos na berlinda, como se tivessem a especial vocação de disseminar o coronavírus. Porém, enquanto isto os ajuntamentos humanos compulsórios prosseguem nos ônibus, barcas e supermercados, numa total demonstração de injustiça e falta de lógica.

Antes de prosseguirmos, faço questão de frisar que todos nós, comerciantes, somos solidários no combate à pandemia, tanto que prontamente adotamos todos os protocolos de proteção, tão logo foram definidos, e os estamos mantendo até hoje. O que não podemos aceitar é o Poder Público municipal de Niterói atuando de forma imperial, tomando suas decisões isoladamente e as anunciando já prontas, através de decretos, sem ouvir os legítimos representantes dos setores realmente produtivos da sociedade.

Feita esta importante ressalva, que fique bem claro: a situação em nossa cidade está caminhando, rapidamente, para um quadro catastrófico, no que diz respeito às pequenas empresas locais. Em 2020, uma pequena parte dos empreendedores dispunha de algum lastro financeiro, ainda que modesto, para o enfrentamento emergencial da nova situação. Isto, vale destacar, apenas uns poucos. Pois bem, atualmente ninguém tem mais nada, nenhum tipo de reserva, porque tudo já foi gasto em pagamentos e quitação de compromissos nos últimos meses.

E ainda pode piorar? Tudo indica que sim. Infelizmente estamos vendo se aproximar um cenário trágico, com mais de 80% dos empreendedores locais sofrendo graves prejuízos ao longo desse período de fechamentos totais ou parciais, o que levará ao encerramento definitivo de atividades para boa parte deles. Agindo de forma discricionária na interlocução com entidades de classe e a todo instante criando obstáculos ao funcionamento do Comércio, a administração municipal está assumindo papel relevante na piora do cenário. Não por acaso, aqui e ali tem sido noticiadas manifestações em espaços públicos, de grupos cada vez maiores de cidadãos insatisfeitos com o rumo das coisas.

Em suma, a situação é muito grave para que os administradores públicos atuem isoladamente. É fundamental a soma de todas as forças possíveis para que, com toda a sociedade podendo ser ouvida, se consiga equacionar os vários problemas advindos do atual momento de pandemia e crise econômica.

O Sindilojas Niterói não abre mão de defender os legítimos interesses dos empreendedores locais, estando sempre pronto a trocar ideias, apresentar sugestões e debater sobre os rumos possíveis - tanto para o combate à pandemia, quanto para a proteção dos negócios e empregos em nosso município.