Niterói autoriza a retomada de comércios e de serviços

O prefeito Axel Grael optou por uma reabertura gradual dos setores da economia - Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói vai autorizar a reabertura, de forma escalonada, das atividades econômicas na cidade na próxima semana, com a melhora apresentada pelos indicadores da pandemia do coronavírus após o Período Emergencial de Prevenção à Covid-19. A partir de segunda-feira (19), alguns serviços como comércio de rua, shopping centers, academias e salões de beleza poderão reabrir, cumprindo os protocolos de distanciamento social e higiene determinados pelo município. A retomada das aulas presenciais em parte do Ensino Fundamental também começa na segunda-feira. Depois de alcançar 12,8 em meados de março, o indicador síntese do Painel de Painel de Monitoramento da Covid-19 vem apresentando melhora e, nos últimos dias, caiu para 10,5.

A retomada dos setores será feita de forma escalonada. A partir da próxima segunda-feira (19), os seguintes estabelecimentos estarão autorizados a funcionar: comércio de rua, shopping centers, cafeterias, centros comerciais, atividades individuais e coletivas ao ar livre e academias. Serviços do setor de beleza, como salões de beleza, e bancas de jornais podem funcionar a partir do dia 20. Clubes esportivos podem abrir a partir do dia 21 e teatros, cinemas e museus a partir do dia 22. Os horários de funcionamento permitidos para cada atividade serão divulgados ainda esta semana.

As aulas presenciais da Educação Infantil continuam permitidas. O retorno do Ensino Fundamental I será feito aos poucos. Para o 1º, 2º ano e 3º ano, as aulas na forma presencial estão autorizadas a partir do dia 19 de abril. Para o 4º e 5º, as aulas retornam a partir do dia 26 de abril. O Ensino Fundamental II está autorizado a retomar as aulas presenciais no dia 3 de maio.

Bares, quiosques, restaurantes com serviço de buffet e casas de festas só poderão abrir quando a cidade retornar ao estágio Amarelo Nível 2 do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. Casas noturnas só terão autorização para reabertura quando Niterói atingir o estágio Amarelo Nível 1. Em pronunciamento nas redes sociais nesta quinta-feira (15), o prefeito de Niterói, Axel Grael, enfatizou que o monitoramento da Covid-19 na cidade é feito diariamente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, os indicadores de monitoramento da doença na cidade apontam que a curva de subida que vinha se apresentando nas últimas semanas foi revertida.

O prefeito Axel Grael citou, ainda, que o cenário nacional da Covid-19 ainda é grave e preocupante, com números crescentes e mais de 360 mil óbitos no País, e também a fila de espera para internação em cidades da Região Metropolitana do Rio. Ele pontuou os investimentos realizados pela Prefeitura de Niterói em saúde nos últimos anos, o que permitiu a cidade estar em uma situação um pouco mais favorável, com os hospitais com seus suprimentos e logística adequada para receber os pacientes até o momento.

"Mesmo antes do enfrentamento da pandemia, a Prefeitura já vinha com ações na área de saúde para atrair investimentos em saúde para Niterói. Recebemos aqui algumas das principais redes hospitalares. Quando chegou a pandemia, já tinha um conjunto de investimento na área pública e privada que nos colocou em situação um pouco mais favorável. Na área pública, por exemplo, estruturamos o Hospital Municipal Oceânico, exclusivo para Covid-19, e que já salvou mais de mil vidas em um ano de operação. Fomos a primeira cidade a criar o gabinete de crise, a primeira a registrar um dos primeiros óbitos do país por coronavírus, mas nós reagimos rápido", afirmou Axel.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, reiterou que o comércio terá que seguir as regras e protocolos de higiene e distanciamento social determinados pela Prefeitura.

"Disciplina é fundamental. Por isso a fiscalização é uma das principais formas de tentarmos garantir e minimizar o impacto desse vírus que como todos sabem está nas pessoas indo de um lado para o outro. Enquanto muitos lutam pela vida, algumas pessoas estão preocupadas em curtir bares e praias. Não podemos pensar nisso neste momento e sim em salvar vidas. Boa parte da população de Niterói tem compreendido e estão entendendo nosso trabalho que está sendo incessante para proteção do cidadão", observou Paulo Henrique de Moraes.

O Sindilojas comemorou a medida, mas lembrou que ainda existe outros assuntos pendentes na pauta da retomada econômica.

"Saudamos o anúncio da flexibilização, a qual vemos como algo absolutamente justo, uma vez que a imensa maioria dos empreendedores locais de Comércio e Serviços segue fielmente os protocolos sanitários determinados pelas autoridades. Porém, não é o caso de dizer que estamos satisfeitos, pois principalmente os pequenos e médios empresários estão atravessando graves necessidades acarretadas por todos esses fechamentos e limitações. E vamos insistir junto à prefeitura para que sejam atendidas reivindicações que apresentamos desde o dia 23 de março, a saber: mais 120 dias de prazo para pagamento de cada parcela do IPTU de 2021, e parcelamento imediato do IPTU de 2020, ambos sem juros nem multa", declarou o presidente do Sindilojas Niterói, Charbel Tauil.