Remanejamento para evitar colapso em hospitais do Rio

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os hospitais municipais, estaduais e federais no Rio de Janeiro têm estoque para três dias de medicamentos intrabloqueadores neuromusculares e sedativos usados na intubação de pacientes. Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito remanejamento de insumos conforme a necessidade das unidades de saúde.

A informação foi dada pelo secretário Daniel Soranz durante a apresentação, hoje (16), do 15º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio. Segundo ele, todo o material disponível tem sido utilizado nas unidades com alto atendimento da covid-19 ou de outras doenças com necessidade de intubação, com a colaboração das redes SUS e privada para a manutenção dos insumos estratégicos. Ainda para manter o abastecimento, o remanejamento de insumos inclui medicamentos que eram do Centro de Controle de Zoonoses, informou o secretário.

"Todas as cirurgias eletivas estão suspensas na cidade do Rio de Janeiro. Isso inclui as cirurgias no Centro de Veterinária. Não faz o menor sentido continuar consumindo itens essenciais para intubação para a saúde humana nas unidades veterinárias, então, a gente está utilizando todo esse material relativo a sedativos e intrabloqueadores neuromusculares nas unidades em que tem um alto atendimento de pessoas com covid ou outras doenças que são necessárias a intubação", explicou.

De acordo com Soranz, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu um carregamento de medicamentos importados para esta semana. Hoje, o município recebeu bloqueadores neuromusculares e sedativos, insumos estratégicos para manter o abastecimento ao longo dos próximos dias.

"O Ministério da Saúde centralizou a compra e vem distribuindo através do governo do estado, responsável pela logística da distribuição para as unidades municipais, federais e universitárias e também para o remanejamento da rede privada. A gente insiste que nenhum hospital deve ter estoques muito longos para não falar em nenhum outro para que a gente possa fazer o remanejamento e manter a rede abastecida", disse.

Risco alto - Apesar da queda na procura por atendimentos nas unidades de urgência e emergência, a prefeitura do Rio decidiu manter a cidade em risco alto para a covid-19 e prorrogar as medidas de restrição em vigor na cidade do dia 19 para o dia 27 de abril. O secretário de Saúde disse que a recomendação foi do Centro Especial de Operações para a Covid-19 do município, que não achou prudente reduzir as medidas restritivas, ainda que esses dados do cenário epidemiológico estejam melhores. "Ainda é necessário manter as medidas restritivas na cidade", defendeu.