Arte pode transformar em beleza marca de uma doença

Tatuagem nos sinais deixados pelo câncer de mama ajuda a elevar autoestima - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Depois de ganhar a luta contra o câncer de mama, as mulheres precisam aprender a conviver com as cicatrizes deixadas pela doença. Após tantas mudanças, muitas preferem transformar o trauma ressignificando as cicatrizes pós mastectomia com tatuagens, como uma nova forma de beleza para seu corpo. O projeto "Cores que dão vida" surge com o conceito de elevar a autoestima dessas mulheres através da arte na pele.

Idealizado pelo tatuador Jhony Tattoo e pela coordenadora do grupo de apoio ao paciente oncológico "Unidas pela Vida", Patrícia Silva, ambos de São Gonçalo, o projeto possibilita, de forma gratuita, que mulheres tenham a possibilidade de cobrir cicatrizes das cirurgias, reconstruir a auréola da mama e realizar a marcação do tumor, processos que fazem parte da luta contra a doença.

A primeira paciente a realizar o procedimento de cobertura de cicatriz foi Rejane Dantas, que há nove anos descobriu um nódulo no seio direito realizando o autoexame e após realizar uma ultrassonografia da mama, descobriu a doença. Após quimioterapias e duas cirurgias, para retirada dos nódulos e de reconstrução, esta semana ela resolveu virar a página. "O câncer foi um divisor de águas em minha vida, descobri minha vaidade enquanto estava doente, foi quando comecei a trabalhar minha autoestima. Este ano completo 10 anos que comecei esta luta e terei alta do Inca(Instituto Nacional de Câncer ). A tatuagem é um ponto de partida pra uma nova etapa em minha vida. Estou encantada e extremamente feliz. Não paro de me admirar e sou muito grata de ter tido essa oportunidade", conta emocionada.

Segundo Jhony, o projeto de reconstrução da auréola existe desde 2017 e até o momento, 200 mulheres já realizaram o procedimento. O profissional faz tatuagens realistas que reproduzem o desenho do mamilo e da aréola "Iniciamos fazendo apenas auréola e fomos ampliando o número de procedimentos. Fico muito feliz em contribuir com meu trabalho para elevar a autoestima dessas mulheres. Eu tenho prazer em ajudar e poder ver os sorrisos nos rostos delas ao final de cada procedimento", revela o tatuador.