São Gonçalo segue vacinando pessoas com comorbidades

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gestantes e pessoas com mais de 58 anos com comorbidades podem receber a primeira dose da vacina contra covid-19 nesta sexta-feira (23), feriado de São Jorge, e sábado (24), em São Gonçalo. Também podem se vacinar idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde a partir de 45 anos que trabalham ou moram na cidade que não são da linha de frente e trabalhadores da linha de frente que ainda não foram vacinados com a primeira dose. Todos podem procurar um dos doze pontos de vacinação disponíveis.

Ontem (22), dois pontos de vacinação com drive thru - campo do Clube Mauá, no Centro; e Centro de Tradições Nordestinas, em Neves - tiveram as atividades de vacinação suspensas devido ao tempo chuvoso, que impediu a montagem das estruturas para a realização do trabalho. No entanto, a expectativa é que eles voltem a funcionar nesta sexta-feira (23), se não chover. Vale ressaltar que nos dois locais, há a possibilidade de se vacinar a pé. No Mauá, na sede social do clube, e em Neves, no Posto de Atendimento Médico (PAM), que fica ao lado do Centro de Tradições Nordestinas.

O município vacina as pessoas com mais de 58 anos e grávidas que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade mórbida. Para serem vacinados, os gonçalenses devem levar as duas últimas receitas, prescrições ou atestados médicos que comprovem a comorbidade, além dos seguintes documentos: identidade, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 - tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde (faxineiros, atendentes, recepcionistas, maqueiros, médicos, enfermeiros, copeiras, cozinheiras, técnicos…).

Para se vacinarem, eles devem comprovar o vínculo empregatício em unidade de saúde do município que seja da linha de frente. Ou se trabalham em outra cidade, devem apresentar o vínculo de trabalho em unidade que seja linha de frente e o comprovante de residência.

Os profissionais de saúde que trabalham ou moram em São Gonçalo e não são da linha de frente com mais de 45 anos também podem se vacinar.