Suspensa vacinação da 1ª dose

o prefeito de Niterói, Axel Grael, tomou nesta quinta-feira a primeira dose da vacina contra a covid-19 - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Niterói suspende, a partir desta sexta-feira (23), a vacinação da primeira dose contra covid-19 no município, até o envio de nova remessa pelo Governo do Estado. As vacinas em estoque são destinadas à segunda dose daqueles que tomaram a primeira.

A Prefeitura de Niterói já aplicou 184.210 vacinas, sendo 128.009 como primeira e 56.201 como segunda dose. Mais de 24% da população da cidade recebeu a primeira dose do imunizante, média superior a duas vezes à do Estado do Rio de Janeiro (11,12%). O desempenho também se destaca quando comparado com o obtido até agora pelo País, que imunizou 13% dos brasileiros. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa a partir de informações das secretarias estaduais de Saúde. Segundo estimativas do IBGE, Niterói tem hoje uma população de 515.317 habitantes.

A SMS informou que aguarda nova remessa de doses pelo Governo Federal, responsável pela distribuição do insumo ao Estado, para prosseguir com a imunização da população.

A Prefeitura de Niterói assinou contrato para adquirir 800 mil doses da Sputnik V, quantidade suficiente para imunizar todos os niteroienses que ainda não foram vacinados. As prefeituras de Niterói e Maricá entraram com um pedido na Justiça Federal para solicitar que a Anvisa libere a aplicação da vacina Sputnik V nas duas cidades. A tutela de urgência foi feita em conjunto pelas procuradorias gerais dos dois municípios. A intenção do recurso é que, caso a Anvisa não se manifeste em tempo hábil pela negativa ou pela autorização da aplicação, os municípios possam comprar as doses e distribuir de forma autônoma. Niterói e Maricá já fecharam contratos de compra de doses da Sputnik V para imunizar a
população.

Segunda dose - A aplicação da segunda dose nos grupos já vacinados continuará nesta sexta (23) em 10 pontos de vacinação distribuídos pelo município, com entrada liberada das 8h às 16h e aplicação das vacinas até 17h. A imunização no Campo de São Bento acontece das 9h às 16h. No sábado (24), a vacinação acontece nas policlínicas regionais do Fonseca e Itaipu e no drive thru do Campus Gragoatá da UFF, das 8h às 12h, para aplicação da segunda dose.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, 62 anos, tomou na quinta-feira a vacina contra a Covid-19. Ele recebeu a primeira dose da imunização no posto volante montado no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento. Axel chegou às 14h20 e aguardou na fila a sua vez. A vacinação era para pessoas mais de 62 anos e trabalhadores da área de saúde a partir de 30.

Bem-humorado, Axel Grael agradeceu o esforço que toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo no trabalho de imunização, destacou o esforço que a prefeitura vem fazendo para adquirir mais doses da vacina e disse que a aplicação não doeu nada.

"Nossa esperança é que a gente consiga receber uma quantidade maior e mais rapidamente de vacinas. E que as doses que a gente está comprando da vacina russa Sputnik também cheguem o quanto antes para a gente fazer uma grande operação de vacinação da população de Niterói. Para todos os que já estão vacinados eu desejo muita saúde e para os que estão ainda programados para serem vacinados, podem vir tranquilos, não dói nada e ninguém vai virar jacaré", disse Axel Grael .

Até a última quarta-feira (21), 128.009 pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Niterói e 56.201 já receberam a segunda dose do imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano do Ministério da Saúde.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais da Prefeitura de Niterói, no site oficial da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br), ou pelo número 153.