Vacinação especial começa no drive-thru do Maracanã

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) instalou um posto de vacinação especial contra a Covid-19 no Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, para atender exclusivamente pessoas com mais de 18 anos que tenham autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down. Em formato drive-thru, o serviço começa a funcionar hoje (28), direcionado a residentes da capital. Haverá também um posto de acolhimento, com atendimento multiprofissional. O objetivo é imunizar esses pacientes vulneráveis, muitas vezes com dificuldade de usar máscara ou seguir protocolos de etiqueta respiratória. A ação será levada para outras regiões do estado.

O drive-thru do Maracanã vai vacinar até 200 pessoas por dia, mediante agendamento prévio, que começou a ser feito ontem (27), pelo formulário disponível no site Vacinação Covid-19 (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/). O paciente receberá a primeira dose e terá a segunda dose agendada automaticamente após a vacinação.
A data será informada por mensagem SMS no celular cadastrado.

Grávidas - O Ministério da Saúde incluiu as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19, informou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do ministério, Franciele Francinato.

Em audiência ontem na Câmara dos Deputados, a coordenadora disse que a medida foi tomada em razão da situação preocupante da pandemia no Brasil e visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por covid-19.