Estado já tem 64 meios de hospedagem 'pet friendly'

Zenilha Nunes se hospedou com a família e o cão Digdin em hotel pet friendly - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Donos de pequenos animais têm cada vez mais opções de locais para passearem e se hospedarem com seus bichos no estado do Rio de Janeiro. Pousadas e hotéis do Sul Fluminense já receberam o selo Pet Friendly e, ao todo, nove estabelecimentos de Penedo, Itatiaia e Resende já aderiam ao programa da Subsecretaria de Proteção e Bem Estar animal (RJPET), que é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

A empresária Leda Maria Fernandes, da Pousada Moria, em Visconde de Mauá, Resende, disse que solicitou o selo, pois a vontade já era antiga.

"Certa vez meu filho viajou e não pôde se hospedar no hotel que queria pois este não aceitava pets. Ele teve um grande transtorno por conta disso. Resolvemos, então, mudar a realidade da nossa pousada para que nossos hóspedes não tivessem que passar por situações semelhantes", explicou Leda, que completou: "Ter o prazer de receber essas criaturas maravilhosas aqui, ter contato com eles e proporcionar a liberdade que normalmente eles não têm, por morarem em metrópoles, é maravilhoso", comenta a empresária.

O Estado do Rio de Janeiro já conta 64 hotéis "Pet Friendly". Segundo a Secretaria de Agricultura, o selo cumpre um papel importante para o turismo fluminense.

"O projeto tem como principal objetivo tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência mundial nas instituições de políticas para animais de estimação", disse o secretário Marcelo Queiroz.

De acordo com a subsecretária estadual de Proteção Animal, Camila Costa, o setor hoteleiro foi o primeiro a receber a certificação. Em seguida, bares, restaurantes e o comércio de uma forma geral. A ideia é expandir a iniciativa para outros setores.

"Até o momento 64 hotéis, 31 bares e restaurantes, e mais de 500 lojas já foram certificados. Isso é motivo de muito orgulho, pois o selo existe há três meses, e os pedidos não param de chegar. O projeto já alcançou todas as regiões do estado, e nossa meta é levar o selo para todos os municípios", explicou Camila.