Degase: RAS é instituído como caráter indenizatório

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador em exercício Cláudio Castro assinou, ontem (27), o decreto que instituiu como caráter indenizatório o Regime Adicional de Serviços (RAS) para os agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O RAS institucionaliza o trabalho dos agentes de segurança em dias de folga e/ou férias, de forma a complementar a renda dos profissionais, reforçando o patrulhamento no estado.

Antes, o RAS era remuneratório, incidindo descontos do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) no valor recebido. Atualmente, os servidores do Departamento que cumprem o Regime, trabalham em turno de 12 horas com remuneração extra. Com o caráter indenizatório, o servidor não sofrerá descontos, podendo ter um ganho de até 40%.

"É uma grande alegria corrigir injustiças e instituir esse benefício aos agentes de segurança socioeducativa. Ações como esta são um investimento na melhoria de todo um sistema. Estamos construindo um futuro bem mais bonito para o servidor e para o nosso estado. É importante destacar a especificidade do Degase de juntar duas pautas tão importantes, que são Educação e Segurança Pública. Essas duas questões andam juntas e são prioridade", enfatizou Castro.

Durante a assinatura do decreto, o diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Márcio de Almeida Rocha, falou sobre o papel desempenhado pelo Degase.

"Agradeço ao governador Cláudio Castro porque esse benefício vai muito além de um reconhecimento dos servidores, significa a valorização das nossas funções na sociedade. Nosso Departamento tem a incumbência de conduzir adolescentes que cumprem medidas socioeducativas para a escola, atividades profissionalizantes, e os agentes são fundamentais para que essa rotina aconteça", destacou.

Secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt também enfatizou a importância dos agentes de segurança socioeducativa.

"Além da conquista da categoria, quero ressaltar que esse é um setor de agentes públicos que não pararam de trabalhar durante a pandemia. Acima de tudo, são agentes que têm um papel fundamental em um país com tantas desigualdades, que é o de devolver esses jovens à sociedade", disse.

Agente socioeducativo do Degase há oito anos, Glauber Almeida, de 35 anos, comemora a conquista.

"Esse benefício para a nossa categoria é um passo importante para melhorar a nossa condição de trabalho. Temos uma grande dedicação pelo que fazemos e isso é uma motivação para seguirmos sempre em frente, sem medir esforços", afirmou.