Prefeitura lança portal de informações

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A Prefeitura de Niterói lançou um portal que vai reunir informações sobre 274 serviços prestados ao cidadão pela administração municipal. No site e aplicativo do "Portal de Serviços" a população poderá emitir a segunda via do IPTU, informações sobre os programas assistenciais na pandemia, castração de animais, troca de lâmpada, coleta de lixo, solicitação de poda de árvore, entre outros. A plataforma estará disponível em formato de aplicativo gratuito na App Store e Google Play, e no site http://servicos.niteroi.rj.gov.br/

De acordo com uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no último semestre de 2020, 20% das atividades digitais da população brasileira envolviam alguma interação com o Poder Público, como solicitar um benefício social ou pedir um documento. O lançamento da Carta de Serviços é o início do processo de transformação digital da Prefeitura de Niterói. A plataforma reúne, em um só lugar, informações sobre locais, canais, condições e horários para a sociedade acessar serviços públicos. O objetivo é simplificar o acesso do cidadão à informação.

O prefeito Axel Grael explicou que, com a integração de informações sobre os serviços, a Prefeitura espera diminuir filas em balcões de atendimento e a necessidade de deslocamentos para solicitar informações, além de reduzir impressões de papel. E em breve boa parte dos serviços poderá ser solicitada online pelo Portal.

"A tecnologia precisa estar a serviço da administração pública. Niterói vem investindo, nos últimos anos, em um processo de informatização com objetivo de melhorar a experiência do cidadão na demanda por serviços da prefeitura", destacou.