Importância da Transoceânica

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A Transoceânica foi um dos projetos mais importantes de Niterói. O corredor viário, que começa em Charitas e segue até o Engenho do Mato, tem extensão de 9,3 quilômetros e 13 estações de ônibus BHLS (Bus of High Level of Service), beneficiando cerca de 80 mil usuários diariamente. Parte da TransOceânica, o túnel Charitas-Cafubá era esperado pelos niteroienses há mais de 40 anos. A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica trouxe resultados positivos no trânsito ao desafogar pontos tradicionalmente críticos como o Largo da Batalha e a Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco. Cada uma das galerias do túnel tem 1,3 km de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia, proporcionando ainda mais espaço na cidade para a bicicleta como meio de transporte.

O tratamento de resíduos sólidos aparece como segundo maior fator de emissão de gases, seguido por consumo de energia na construção civil. Entre 2016 e 2018, a cidade já começou a diminuir essas emissões: a queda foi de 18%. Com esse material em mãos, a administração municipal vai traçar políticas públicas alinhadas aos parâmetros de sustentabilidade, pensando na diminuição da emissão de gases.

"Niterói segue inspirando outras cidades brasileiras no combate à crise climática: primeiro, a criação da Secretaria do Clima e agora a verificação do inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa com o apoio do ICLEI no âmbito do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, para se certificar que os dados apurados pela cidade estão em conformidade. Niterói vem, assim, pavimentando um caminho robusto na consolidação do planejamento climático da cidade, dando este passo de diagnóstico importante que é o inventário", finaliza Ana Wernke, coordenadora de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI.