SG segue vacinação em doze pontos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra o coronavírus, nesta terça-feira (4), apenas com a Astrazeneca - tanto para primeira dose quanto para a segunda dose. A vacinação com Coronavac está suspensa até que a secretaria receba nova remessa do imunizante. As doses que chegaram, no último fim de semana, foram aplicadas ontem (3) e acabaram antes do fim do expediente nos pontos de vacinação. Vale ressaltar que quem tomou a primeira dose de Coronavac deve aguardar o imunizante. Por enquanto, ainda não há previsão de reabastecimento.

Podem se vacinar com a primeira dose, hoje, munícipes com mais de 54 anos que tenham comorbidades, grávidas com comorbidades, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade e profissionais da saúde com mais de 35 anos. Os gonçalenses podem procurar os doze pontos de vacinação, das 8h às 12h.

A cidade também imuniza pessoas que tomaram a vacina Astrazeneca há mais de 12 semanas. Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação no dia indicado na anotação. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina Astrazeneca aplicada pela Secretaria Municipal de São Gonçalo. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade, não serão imunizados.

"Quem já tomou a primeira dose de Coronavac pode aguardar a chegada da nova remessa de vacina sem que haja qualquer prejuízo na imunização. Avisaremos sobre a retomada da vacinação assim que recebermos novas doses", disse o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, Rafael Vidal.

O município vacina as pessoas com mais de 54 anos e grávidas que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, síndrome de Down, câncer e obesidade mórbida.

Os trabalhadores da saúde da linha de frente dos hospitais de São Gonçalo que ainda não se vacinaram por serem recém-contratados podem se vacinar. Os trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados da linha de frente são aqueles que estão envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19 - tanto da urgência e emergência quanto da atenção básica. Neste grupo estão todos os trabalhadores envolvidos na unidade de saúde.

Os profissionais de saúde que trabalham ou moram em São Gonçalo e não são da linha de frente com mais de 35 anos também podem se vacinar: técnico em radiologia, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico e auxiliar e técnico de saúde bucal.

A população pode acompanhar o site www.saogonçalo.rj.gov.br e as redes sociais da Prefeitura, que informam sobre a vacinação e quem tem prioridade.