São Gonçalo anuncia projeto de BRS

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo, Douglas Ruas, participou de audiência pública sobre integração dos municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (3), na Câmara de Vereadores do município. Foi defendida a criação de uma frente parlamentar para buscar o desenvolvimento da região, bem como a resolução das suas problemáticas. No encontro, Douglas Ruas reforçou a necessidade de diálogo em benefício dos municípios e apresentou o projeto de implantação do BRS (Bus Rapid System).

"No governo do Capitão Nelson, a gente tem primado pelo diálogo. Nem sempre a gente consegue se entender de imediato, mas o objetivo é um só, seja da situação ou da oposição, o objetivo é o bem da população", disse.

O secretário também defendeu a boa relação entre as esferas políticas, no âmbito federal, estadual e municipal, na construção de diálogo para resolução de problemas e na elaboração de uma mobilidade eficiente entre as cidades que integram a Região Metropolitana, especialmente os municípios vizinhos de São Gonçalo, como Niterói e Itaboraí. Ele falou sobre o projeto de implantação do BRS na cidade de São Gonçalo, que está em fase final de desenvolvimento.

" Temos um projeto que é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que iniciou como BRT e, para ser viável economicamente, mudou para BRS. Esse projeto teve início em 2016, com prazo estimado de sete meses. Infelizmente as coisas não andaram bem e esse projeto não foi concluído. Quando Capitão Nelson assumiu, em janeiro, nós buscamos informações atualizadas sobre o projeto e entramos em contato com a empresa responsável. Começamos a cobrar, determinar prazos e, agora, estamos finalizando esse projeto para apresentá-lo à Caixa", explicou.

Durante o encontro, o secretário propôs que o projeto seja apresentado à frente parlamentar, quando estiver pronto, para que os demais municípios possam ter acesso e também obter benefícios. E lembrar a importância da integração, mais uma vez.

"Não é viável pensar na mobilidade urbana de São Gonçalo sem contemplar Niterói, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito", destacou.

O secretário também falou da estruturação de um plano de mobilidade urbana para a cidade de São Gonçalo e busca de parcerias para concretizar o BRS.

"Estamos elaborando um termo de referência e, em breve, teremos uma licitação para contratar empresa especializada para fazer esse plano de mobilidade, com olhar para o que nós já temos, que é o BRS. Não há um orçamento fechado, mas uma estimativa por parte da empresa que está realizando o projeto, algo em torno de R$ 352 milhões. Vamos buscar parcerias com os governos estadual e federal para que a gente possa executar essa obra", completou.

A audiência foi presidida pelo vereador Romário Régis , com a mesa composta pelo secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas; o subsecretário de Estado de Governo André Braga, que representou o secretário André Lazaroni; João Leal, diretor do Conleste; o vereador Alexandre Gomes (PSB), o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), Henrique Silveira, da Casa Fluminense. Remotamente, participaram o deputado federal Paulo Ramos (PDT), a vereadora Aline Pereira (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Tanguá; Tainá de Paula (PT), vereadora do Rio de Janeiro; Jamil Neto, representante do Instituto Rio Metrópole.