Restinga recuperada em Charitas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A orla de Charitas está ganhando mais 600 mudas de restinga. Nesta quarta-feira (5), equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) plantaram 250 mudas em uma área próxima à garagem subterrânea, onde foi criado um pomar urbano. São mudas de aroeiras, araçás e pitangueiras. Nos próximos dias, será feito o plantio de mais 350 mudas.

A iniciativa faz parte do projeto que vai trazer cinco mil novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica de restinga para o trecho entre São Francisco e Charitas. Até o momento, 2.500 já foram plantadas. Para este trabalho, os funcionários da Seconser utilizam um equipamento especial de perfuração, adubam o terreno de areia e colocam um gel especial para garantir a umidade do solo até a adaptação da planta ao solo do pomar.

O diretor de Arborização da Seconser, o biólogo Alexandre Moraes, explica que as espécies foram cuidadosamente escolhidas para contribuir com a paisagem, e que será formado um cordão de reflorestamento de recuperação de alguns bolsões que estão sendo restaurados. De acordo com ele, fragmentos da antiga restinga vão ser trazidos de volta. "Atualmente, estamos retirando espécies invasoras e fazendo o enriquecimento com outras espécies que, agora, têm condições de serem colocadas junto a outras pioneiras nesses bolsões de restauração. Essas mudas servem de alimento para os pássaros e, pelas suas características, vão se adaptar bem ao solo de restinga", enfatiza.