S.Gonçalo vacina pessoas com comorbidades com mais de 52

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vai vacinar contra a covid-19 pessoas com mais de 52 anos com comorbidades sexta-feira (7) e sábado (8). Grávidas com comorbidades, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente de qualquer idade e profissionais da saúde com mais de 35 anos também podem se vacinar com a primeira dose da vacina astrazeneca. Os gonçalenses podem procurar os doze pontos de vacinação, quatro deles com drive thru. A vacinação com coronavac está suspensa até que a secretaria receba nova remessa do imunizante.

Na próxima semana, a cidade começa a vacinar pessoas com comorbidades de 51 anos na segunda (10) e terça-feira (11) e os profissionais de saúde a partir de 30 anos durante toda a semana. Da quarta-feira (12) em diante, a idade das comorbidades cai uma por dia. Sendo assim, a vacinação vai acontecer na quarta para pessoas com comorbidades com mais de 50 anos. Na quinta (13) para aqueles com mais de 49 anos. Na sexta (14) para os que têm mais de 48 anos e, por fim, no sábado (15), para os que têm mais de 47 anos com comorbidades.

A cidade também imuniza pessoas que tomaram a vacina astrazeneca há mais de 12 semanas. Os gonçalenses devem observar a caderneta ou o comprovante de vacinação para procurarem os locais de vacinação no dia indicado na anotação. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina astrazeneca aplicada pela Secretaria. Aqueles que não levarem o comprovante ou apresentarem comprovante de outra cidade não serão imunizados.

O município vacina as pessoas com mais de 52 anos e grávidas que têm as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, cirrose hepática, imunossuprimidos, síndrome de down, câncer e obesidade mórbida.

Medidas - A Prefeitura de São Gonçalo prorrogou as medidas restritivas de proteção à vida no combate à covid-19 até o dia 16 de maio, de acordo com publicação no Diário Oficial do município de ontem.

As atividades essenciais, como farmácias, drogarias, comércio de equipamentos médicos, serviços assistenciais de saúde e óticas; supermercados, padarias, mercados, açougues e peixarias, centros de abastecimento de alimentos, assistência veterinária, postos de combustíveis, chaveiros, locação de veículos e serviços funerários - podem funcionar com 50% da capacidade em horário normal.