Itaboraí vacina com comorbidades

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Itaboraí já deu o pontapé na vacinação contra Covid-19 para novos grupos prioritários contemplados pela Fase 2 do Plano Nacional de Imunizações (PNI). Nesta quinta-feira (06/05), o dia foi dedicado para público-alvo desta fase, começando com pessoas de 59 anos com comorbidade ou deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Nesta fase, o requisito idade deverá ser acompanhado pelo requisito comorbidade. No site da Prefeitura de Itaboraí está disponível informativo com a classificação das comorbidades. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com síndrome de Down e também com doença renal crônica, que fazem diálise, não precisam acompanhar o calendário de faixa etária, podendo ir em todas as datas para serem imunizadas. Basta ter mais de 18 anos para serem vacinadas.

Como foi o caso do morador de Visconde, Adaulto Pereira Júnior, de 24 anos. Acompanhado da mãe, Arinéa Maria da Conceição, de 60 anos, o jovem com síndrome de Down garantiu a primeira dose da vacina contra Covid-19 e comemorou com a equipe da Unidade de Saúde da Família Dimas Monteiro Nogueira.

"Tomei a primeira dose na semana passada e agora chegou a vez dele. Esperamos tanto por esse momento, agora falta só tomar a segunda dose. Mas já é meio caminho andado, né?", celebrou a mãe.

O aposentado Orlando Izidro, de 59 anos, também garantiu a primeira dose da vacina na Unidade de Saúde da Família Jorge José da Silva (USF Bairro Amaral). Hipertenso, o morador do distrito de Itambi apresentou as receitas comprovando a comorbidade e também se mostrou ansioso para a próxima dose.