Niterói Solidária faz apelo por doação de sangue no Hemonit

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Campanha Niterói Solidária, iniciativa de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, está incentivando agora a doação de sangue. A Prefeitura de Niterói está pedindo aos niteroienses que compareçam ao Hemonit, da Universidade Federal Fluminense, para ajudar os pacientes atendidos pelo banco de sangue do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap).

A primeira dama do município, Christa Grael, que coordena o Niterói Solidária de forma voluntária, esteve na unidade ontem (6) para doar sangue.

"Através da campanha Niterói Solidária, estamos abraçando o pedido do Hemonit, que está com os estoques dos bancos de sangue baixos. Em cerca de cinco minutos de doação, você consegue salvar até três vidas. Contamos novamente com a cidadania e a já tradicional solidariedade do niteroiense", disse.

Por conta da pandemia de Covid-19, o Hemonit adotou novos protocolos e recomendações para segurança sanitária dos doadores. É necessário agendamento prévio da data e horário para doação para evitar aglomeração no local. O agendamento pode ser feito no telefone (21) 2629-9063, ou pelo facebook.com/Hemonit. Além disso, o número de cadeiras disponíveis na sala de espera foi reduzido, e as poltronas e demais equipamentos estão sendo higienizadas entre um doador e outro. O Hemonit fica no Hospital Antônio Pedro, na Avenida Marquês do Paraná, 303, no Centro de Niterói, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

"Essa é uma campanha compartilhada entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, fazendo a desmistificação da doação de sangue, principalmente no período de pandemia. É um ato rápido e que salva vidas", comentou o superintendente do Huap, Tarcisio Rivello.