Uma nova realidade começa a transformar a rotina de serviços da Prefeitura de Niterói. Neste processo, plataformas digitais facilitam o acesso dos cidadãos a serviços e a informações sem precisarem sair de casa, evitando, assim, a necessidade de deslocamentos e de filas para atendimentos, e contribuindo para a redução de aglomerações na cidade.
A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, ressalta que a transformação digital aliada às políticas municipais de apoio às famílias e às empresas para redução das desigualdades, torna-se, assim, mais um instrumento de apoio no combate aos efeitos da pandemia e de melhoria da qualidade de vida da população.
"A Prefeitura está trabalhando para digitalizar seus serviços, sempre com o foco na melhoria da prestação de serviços e atendimento ao cidadão. Atendimento por chat e vídeo serão, em breve, uma realidade em Niterói. Toda essa organização permitirá à Prefeitura realizar um grande trabalho de simplificação dos serviços, redução de etapas burocráticas além de proporcionar maior velocidade e qualidade do atendimento ao cidadão", destaca a secretária.
Durante os 100 primeiros dias do governo, foi instituída uma Rede de Atendimento ao Cidadão com representantes de todas as secretarias, coordenadorias, fundações e autarquias da municipais para a elaboração da Carta de Serviços. Mais de 280 agentes do Município foram envolvidos na estruturação dos serviços, inclusive atendentes, assistentes sociais, professores e agentes de saúde.
A Carta de Serviços é um catálogo com informações sobre locais, horários, canais e condições de atendimento para a sociedade acessar serviços públicos. Sua divulgação é um direito previsto no Código de Defesa ao Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017).
"Os participantes da Rede de Atendimento ao Cidadão receberam treinamentos da equipe da Seplag, via Escola de Governo e Gestão (EGG), em parceria com outros municípios, estados e também do Governo Federal. Assim, iniciamos o trabalho de formação em atendimento ao cidadão, cultura digital e linguagem simples e acessível, para que tenhamos um governo cada vez mais centrado no cidadão", afirma a
secretária.Com o lançamento do Portal de Serviços, a Prefeitura de Niterói dá um mais um passo rumo à transformação digital, com mais eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços. No site e aplicativo do "Portal de Serviços", que reúne serviços digitais e informações sobre todos os serviços prestados ao cidadão pela administração municipal, a população pode obter a segunda via do IPTU, do ISS, obter informações sobre os programas assistenciais na pandemia, sobre castração de animais ou coleta de lixo, entre outros. O acesso é pelo endereço http://servicos.niteroi.rj.gov.br/ e também ser baixado nas lojas de aplicativos pelo aplicativo "Serviços ao Cidadão".
Gestão mais participativa - Com o objetivo de aproximar o cidadão do poder público por meio de uma gestão cada vez mais participativa, o Colab, que completa sete anos em novembro, foi uma das primeiras iniciativas neste processo de transformação dos serviços. Os números comprovam os resultados positivos: 68.618 usuários cadastrados, mais de 72 mil solicitações de serviços realizadas, taxa de resolução de 86%, média de 40 novas publicações por dia, 30 consultas públicas realizadas, sendo uma em vigor.
O coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura de Niterói, Fernando Stern, ressalta que a plataforma foi desenvolvida para receber e gerenciar milhares de demandas dos cidadãos que chegam diariamente por diversos canais, que vão desde as redes sociais da Prefeitura, até a o balcão presencial de Administrações Regionais, passando pelas questões abordadas na ouvidoria da Secretaria de Saúde.
Prefeitura de Niterói entra na era do futuro com serviços digitais

Portal de serviços na palma da mão: pelo celular, cidadão pode obter soluções com rapidez, comodidade e segurança - Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói
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