Prefeitura de Niterói entra na era do futuro com serviços digitais

Portal de serviços na palma da mão: pelo celular, cidadão pode obter soluções com rapidez, comodidade e segurança - Foto: Berg Silva/Prefeitura de Niterói

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Uma nova realidade começa a transformar a rotina de serviços da Prefeitura de Niterói. Neste processo, plataformas digitais facilitam o acesso dos cidadãos a serviços e a informações sem precisarem sair de casa, evitando, assim, a necessidade de deslocamentos e de filas para atendimentos, e contribuindo para a redução de aglomerações na cidade.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, ressalta que a transformação digital aliada às políticas municipais de apoio às famílias e às empresas para redução das desigualdades, torna-se, assim, mais um instrumento de apoio no combate aos efeitos da pandemia e de melhoria da qualidade de vida da população.

"A Prefeitura está trabalhando para digitalizar seus serviços, sempre com o foco na melhoria da prestação de serviços e atendimento ao cidadão. Atendimento por chat e vídeo serão, em breve, uma realidade em Niterói. Toda essa organização permitirá à Prefeitura realizar um grande trabalho de simplificação dos serviços, redução de etapas burocráticas além de proporcionar maior velocidade e qualidade do atendimento ao cidadão", destaca a secretária.

Durante os 100 primeiros dias do governo, foi instituída uma Rede de Atendimento ao Cidadão com representantes de todas as secretarias, coordenadorias, fundações e autarquias da municipais para a elaboração da Carta de Serviços. Mais de 280 agentes do Município foram envolvidos na estruturação dos serviços, inclusive atendentes, assistentes sociais, professores e agentes de saúde.

A Carta de Serviços é um catálogo com informações sobre locais, horários, canais e condições de atendimento para a sociedade acessar serviços públicos. Sua divulgação é um direito previsto no Código de Defesa ao Usuário do Serviço Público (Lei 13.460/2017).

"Os participantes da Rede de Atendimento ao Cidadão receberam treinamentos da equipe da Seplag, via Escola de Governo e Gestão (EGG), em parceria com outros municípios, estados e também do Governo Federal. Assim, iniciamos o trabalho de formação em atendimento ao cidadão, cultura digital e linguagem simples e acessível, para que tenhamos um governo cada vez mais centrado no cidadão", afirma a
secretária.

Com o lançamento do Portal de Serviços, a Prefeitura de Niterói dá um mais um passo rumo à transformação digital, com mais eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços. No site e aplicativo do "Portal de Serviços", que reúne serviços digitais e informações sobre todos os serviços prestados ao cidadão pela administração municipal, a população pode obter a segunda via do IPTU, do ISS, obter informações sobre os programas assistenciais na pandemia, sobre castração de animais ou coleta de lixo, entre outros. O acesso é pelo endereço http://servicos.niteroi.rj.gov.br/ e também ser baixado nas lojas de aplicativos pelo aplicativo "Serviços ao Cidadão".

Gestão mais participativa - Com o objetivo de aproximar o cidadão do poder público por meio de uma gestão cada vez mais participativa, o Colab, que completa sete anos em novembro, foi uma das primeiras iniciativas neste processo de transformação dos serviços. Os números comprovam os resultados positivos: 68.618 usuários cadastrados, mais de 72 mil solicitações de serviços realizadas, taxa de resolução de 86%, média de 40 novas publicações por dia, 30 consultas públicas realizadas, sendo uma em vigor.

O coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura de Niterói, Fernando Stern, ressalta que a plataforma foi desenvolvida para receber e gerenciar milhares de demandas dos cidadãos que chegam diariamente por diversos canais, que vão desde as redes sociais da Prefeitura, até a o balcão presencial de Administrações Regionais, passando pelas questões abordadas na ouvidoria da Secretaria de Saúde.