Rodo tem ação de combate aos abusos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será comemorado hoje, dia 18. Em São Gonçalo, o dia será marcado por uma ação, na Praça Luiz Palmier (Praça do Rodo), no Centro, para alertar, conscientizar e oferecer ajuda às famílias. O objetivo é ampliar a orientação de prevenção entre as possíveis vítimas.

A ação será realizada pelo Movimento de Mulheres de São Gonçalo (MMSG), através do Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual (Neaca), que tem a Prefeitura de São Gonçalo como apoiadora.

Ao todo, o Neaca atende 138 vítimas na unidade. Normalmente, elas são encaminhadas através da rede de apoio da cidade - Ministério Público, Conselho Tutelar e Judiciário. No entanto, há atendimento de livre demanda. "Atendemos 138 crianças e adolescentes vítimas, que recebem todo o tratamento necessário através de uma equipe multidisciplinar. Mas, todos os dias, recebemos novos casos através da livre demanda. Por isso, é muito importante ampliar a divulgação da prevenção", disse Marisa Chaves, coordenadora do Neaca.

Além do apoio do Executivo ao Neaca, a Secretaria de Saúde criou o Núcleo de Atendimento à Criança Vítima de Violência, de 0 a 12 anos, na Clínica da Criança.
O núcleo está funcionando, há cerca de um mês, e atende dez crianças e adolescentes vítimas todas as terças e sextas-feiras, das 9h às 12h.