Sul Fluminense: 400 unidades habitacionais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro, e o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, assinaram um termo de cooperação técnica para a construção de 400 unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda. Desse total, 174 já contam com terreno disponível e projeto pronto. Outras 226 aguardam disponibilidade de local indicado. A construção faz parte do projeto Viver Melhor, que visa reduzir o déficit habitacional dos municípios por meio de várias frentes e uso de recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis).

"O Viver Melhor atende uma determinação do governador Cláudio Castro de promover ações que beneficiem a população fluminense, principalmente os menos favorecidos", explica Bruno Kazuhiro.

Além da construção de unidades habitacionais, o Viver Melhor contempla a reforma de conjuntos construídos pelo Estado, a entrega da escritura definitiva a moradores que já receberam casas e apartamentos de programas do governo estadual, além de urbanizações. No caso de novas construções, o município indica o terreno e providencia o trâmite burocrático local. Já o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seinfra), licita e executa a obra.

Além de Resende, outros municípios já assinaram termos de cooperação com a Seinfra para receberem melhorias do Viver Melhor. Entre as obras está a revitalização da Praça Figueirão, em Muriqui, distrito de Mangaratiba. Em Paraíba do Sul estão sendo revitalizadas as praças Brejal, Bela Vista e Curupati.