São Paulo inicia triagem de passageiros em Congonhas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prefeitura de São Paulo iniciou ontem (27) a triagem dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Congonhas, na capital paulista. A medida, tomada em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), pretende barrar a entrada da variante indiana do novo coronavírus em São Paulo.

Serão monitorados principalmente os passageiros que chegam de voos provenientes do Maranhão e do Rio de Janeiro, onde já foram identificados casos de pessoas infectadas com a variante.

Para isso, equipes da Secretaria Municipal da Saúde vão atuar no aeroporto das 6h às 23h. As equipes vão medir temperatura e questionar se os passageiros apresentam algum sintoma gripal. Além disso, serão feitas ações de prevenção e de orientação sobre a covid-19. Os passageiros não são obrigados a aceitar terem suas temperaturas medidas ou responder ao
questionário.

Caso algum passageiro com sintomas de covid-19 seja identificado, ele será encaminhado imediatamente para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), próxima ao aeroporto. O objetivo da prefeitura é que até a próxima terça-feira (1º) os testes possam ser feitos no próprio aeroporto. Hoje, pela manhã, uma mulher sintomática, que desembarcou em Congonhas, foi encaminhada para a UBS para fazer os testes para detecção da covid-19.

Além do aeroporto de Congonhas, a prefeitura diz estar também monitorando passageiros no Campo de Marte, aeroporto que abriga principalmente helicópteros e opera aviação civil, executiva e táxi aéreo.

Terminais rodoviários - A prefeitura de São Paulo também tem feito a triagem dos passageiros nos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda. "De ontem para hoje, nós fizemos o monitoramento de 500 pessoas nesses terminais.

Também teremos uma atenção para os motoristas no terminal de cargas da Vila Maria", disse o prefeito Ricardo Nunes.