Mais uma área de conservação

Na Semana do Meio Ambiente, será assinado um convênio para ligar cerca de 500 residências perto do sistema lagunar - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na Semana do Meio Ambiente 2021, entre 31 de maio e 6 de junho, Niterói, que já tem cerca de 56% de área protegida, ganhará a oitava unidade de conservação. O prefeito Axel Grael irá oficializar a criação do Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador, próximo ao Morro do Castro. A nova unidade de conservação, com 70 hectares, foi criada a partir de Consulta Pública realizada pela Prefeitura.

Este ano, o tema central da Semana do Meio Ambiente é "Recuperação de Áreas Degradadas". Com a criação do novo parque, Niterói se consolida como um dos municípios brasileiros com maior percentual de áreas verdes preservadas. A cidade também se destaca por desenvolver diversos programas de restauração ambiental em seus parques e praias. Essas iniciativas serão debatidas durante a Semana do Meio Ambiente, que vai mobilizar vários órgãos da prefeitura e representantes da sociedade civil, de organizações não governamentais e da iniciativa privada.

Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), toda a programação do evento será transmitida on-line em função da pandemia, nas redes sociais da Prefeitura de Niterói e da secretaria. Além das palestras e debates, também haverá distribuição de mudas, atividades esportivas e feira virtual de adoção de animais, entre outras.

Parque Floresta do Baldeador - Localizado em área limítrofe ao município do São Gonçalo, o novo parque integra o mosaico do Sistema Municipal de Áreas de Proteção Ambiental (SIMAPA), unidade de conservação de uso sustentável com extensão de 598 hectares e que engloba zonas de recuperação ambiental e de restrição à ocupação urbana, além de áreas de especial interesse ambiental e de preservação permanente na Zona Norte da cidade.

"A criação do parque é uma ferramenta capaz de potencializar os mais diversos atributos ambientais e turísticos que esta área apresenta, promovendo o surgimento de um novo ponto de visitação e oferecendo, principalmente para os moradores da Região Norte, uma alternativa de lazer e recreação", explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson.

A criação do parque permitirá, segundo o secretário, entre outras possibilidades, o estímulo à prática de trilhas em associação à preservação do entorno; o fomento de pesquisas científicas e educação ambiental; ampliação de corredores verdes que conectem os fragmentos florestais do Morro do Castro com a APA do Engenho Pequeno, em São Gonçalo, além de contemplação da natureza.

A criação do parque tem ainda o objetivo de proteger o patrimônio natural do município e contribuirá na ampliação da cobertura vegetal através de projetos de reflorestamento. Outro fator positivo é a possibilidade de expansão de oportunidades de geração de empregos para a população residente no entorno do local.

Menos esgoto nas lagoas - Na abertura da Semana do Meio Ambiente, dia 31, será assinado um convênio entre a Secretaria de Meio Ambiente e a concessionária Águas de Niterói, que visa a ligação gratuita de cerca de 500 residências que não estão conectadas à rede esgoto do município. Os moradores dessas casas, localizadas em áreas que têm influência no sistema lagunar de Niterói, são famílias beneficiárias do Cadastro Único e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho começa com a identificação das residências não ligadas à rede. A partir daí, será implantada a ligação e as famílias contempladas não precisarão pagar pela integração ao sistema. Os donos das residências serão incluídos na tarifa social de água e esgoto.

A meta da Secretaria de Meio Ambiente é que, após a regularização de todas as ligações, 10 milhões de litros de esgoto deixem de ser despejados mensalmente nas lagoas de Piratininga e Itaipu.