J. Catarina no topo dos óbitos por covid

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de São Gonçalo contabilizou, até a última sexta-feira (28), 78.432 casos confirmados de coronavírus e 2.364 óbitos confirmados. O bairro Jardim Catarina está no topo da lista dos bairros com mais notificações, tanto de casos confirmados quanto de óbitos. São 5.437 casos e 181 óbitos.

A listagem com mais casos registrados da doença segue com os bairros Trindade com 2.947; Colubandê com 2.553; Itaúna com 1.926; Alcântara com 1.615; Boaçu com 1.818; Mutondo com 1.721; Rocha com 1.677; Mutuá com 1.672 e Porto Novo com 1.568 casos.

Em relação às mortes, os dez bairros com mais óbitos por covid são: Jardim Catarina, com 181 casos; Trindade com 97; Colubandê, com 93; Porto Novo, com 74; Itaúna, com 72; Mutondo, com 60; Rocha, com 59; Barro Vermelho, com 58; Mutuá, com 57; e Coelho, com 55 casos.

Segundo a prefeitura, os números não refletem, necessariamente, que os bairros estão com mais pessoas contaminadas que outros, já que depende da proporção em relação ao número populacional de cada um.

"Os números são importantes para a definição de diferentes ações na cidade em relação ao combate ao coronavírus como, por exemplo, os bairros que vão receber sanitização. E também servem de alerta para a população ter mais cuidado e seguir as medidas sanitárias e restrições impostas pela Prefeitura de São Gonçalo. Mas vale ressaltar também que há bairros muito mais populosos que outros e que, por isso, também têm maior número de casos, como o próprio Jardim Catarina", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gláucia Oliveira.

Vacinação - São Gonçalo começa a vacinar contra o coronavírus, na próxima segunda-feira (31), profissionais da educação a partir de 50 anos, guarda municipal a partir de 50 anos, veterinários a partir de 50 anos, estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar e pessoas com comorbidades acima de 18 anos. Todos devem comprovar vínculo com o município. Doze pontos de vacinação, quatro deles com drive thru, estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h.

Além desses novos grupos, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo continua vacinando contra covid-19 pessoas que têm doenças neurológicas crônicas com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos, idosos com mais de 60 anos e pessoas com síndrome de down acima de 18 anos.