'Pendurados' na arte circense

Projeto Pendurados, da professora de circo Juliana Berti, tem parceria com a Secretaria de Esporte de Niterói - Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O aprendizado da arte circense está ganhando espaço, palco e picadeiro em Niterói para alunos que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou superior em escolas públicas. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer firmou parceria com o Projeto Pendurados, idealizado pela professora de circo Juliana Berti, para destinar 20% das vagas para esse público.

O projeto tem a proposta de ensinar, preservar e ampliar a produção da arte circense através do ensino regular e sistêmico dos saberes próprios dessa linguagem artística. As cotas sociais são direcionadas para alunos que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário.

As aulas acontecem na Praia de Icaraí, em frente à Rua Pereira da Silva, de segunda-feira a sábado, das 6h15 às 7h45. Nas segundas, quartas e sextas-feiras são ministradas aulas também à noite, das 19h às 20h30. As inscrições podem ser feitas pelo Instagram do projeto (@penduradoscirco) ou pelo telefone (21) 98265-0645.

O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói. Podem participar crianças, jovens e adultos com vontade de entrar no mundo do circo.

"Fomentar a realização de ações estratégicas que impulsionam a criança ou o jovem é um instrumento fundamental: o esporte é uma ferramenta de transformação social. Todo o trabalho desenvolvido tem como finalidade agregar cada vez mais o atendimento social. Ampliar a base técnica para que a nossa cidade consiga chegar a um número expressivo de atletas, adultos, crianças e praticantes de atividades físicas", frisou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

O projeto é uma escola ao ar livre, com sua estrutura montada por profissionais da área, visando toda a segurança, na Praia de Icaraí.

A filosofia do Projeto Pendurados é contribuir para a formação humana e com o exercício da cidadania, criando um espaço de promoção e valorização da cultura, em particular da cultura circense, aberto à reflexão e à experimentação em articulação com profissionais.