Defesa Civil de São Gonçalo faz a implantação do Nupdec

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo realizou, na tarde na última semana, o lançamento da implantação do grupo de atuação dos 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.

Os coordenadores dos núcleos são nossos elos de ligação com a comunidade, ou seja, todas as ações da Defesa Civil são disseminadas através dessa coordenação. Eles são os melhores canais de comunicação pois sabem as principais necessidades dessas localidades", disse o subsecretário de Defesa Civil, Coronel Fernando Rodrigues.

O Nupdec é formado por um grupo comunitário organizado em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, entre outros, que participa de atividades de Defesa Civil como voluntário, com o objetivo de informar, organizar e preparar a comunidade local para minimizar os desastres e dar pronta resposta aos mesmos, buscando reduzir ao máximo a intensidade dos danos e prejuízos consequentes.

Com a instauração do Nupdec, a Defesa Civil de São Gonçalo estabelece uma importante aproximação com a Coordenação Especial de Ações do Meio Ambiente (CEAMA), órgão que trata das ações de meio ambiente na Defesa Civil de todo o Estado.

"Nossa integração tem o objetivo de contribuir na redução de riscos de desastres no Estado do Rio de Janeiro, por meio de ações de meio ambiente que estão diretamente ligadas às atividades de proteção e Defesa Civil. Além disso, apoiamos as Defesas Civis de todo o estado, em especial neste momento a de São Gonçalo, e o Corpo de Bombeiros nos projetos, programas e ações voltadas à gestão ambiental de seus órgãos e unidades subordinadas", afirmou o coordenador do CEAMA, o tenente coronel Márcio Neves.

O treinamento dos líderes comunitários ocorreu na sede da Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo - transmitido via EAD pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio -, também contou com a presença do coordenador regional da Defesa Civil da Região Metropolitana, tenente-coronel Mozart Martins; do coordenador adjunto do CEAMA, Major Cardeal; e o tenente Mesquita, do CEAMA.