PF prende no Rio 4 traficantes internacionais de armamentos

Operação da Polícia Federal autorizada pela Justiça foi chamada de Pneu de Ferro. Investigação teve início em 2019 - Foto: Arquivo/PF

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro obteve, junto à 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, autorização para que a Polícia Federal deflagrasse, ontem (1º), a Operação Pneu de Ferro, que resultou na prisão de quatro suspeitos de ligação com o tráfico internacional de armas de fogo.

A investigação teve início em 2019, quando foram apreendidos, pela Receita Federal, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, diversos carregadores de fuzil escondidos dentro de um pneu, que havia sido importado dos Estados Unidos. Com o aprofundamento das diligências, chegou-se à conclusão de que havia uma verdadeira organização criminosa por trás dessa remessa, que enviava constantemente para o Brasil partes de armas de fogo para serem montadas e revendidas clandestinamente. O material era enviado, por via postal, das cidades de Orlando e Tucson, nos Estados Unidos, e era destinado a abastecer facções criminosas brasileiras. Por isso, a Polícia Federal contou com o apoio da agência de segurança interna norte-americana.

Também ontem foram presos nos EUA, pela polícia aduaneira norte-americana (ICE), dois cidadãos brasileiros residentes na Flórida, nos Estados Unidos, que fazem parte da organização criminosa desbaratada pelas autoridades brasileiras.

Essa foi a primeira operação realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no Rio de Janeiro. O novo grupo de trabalho agora ampliou as suas atribuições e não ficará mais restrito às investigações de crimes de corrupção e colarinho branco, passando a atuar também no combate a organizações criminosas que se dedicam ao tráfico internacional de entorpecentes e de armas de fogo, contrabando de cigarros, dentre outros.