Niterói inicia a vacinação contra gripe em acamados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói iniciou ontem (1), o agendamento para a vacinação contra a gripe Influenza em idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção severa que fazem parte do grupo prioritário. Para receber a vacina em casa, basta fazer o cadastro através do link www.bit.ly/acamadosgripeniteroi. É necessário preencher um questionário informando nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, destacou que a estratégia é atingir o maior número de pessoas possíveis do público alvo com a vacina.

"Abrimos este canal para garantir a vacinação daqueles que têm dificuldade de se locomover. Imunizar a maioria das pessoas que fazem parte do grupo prioritário é fundamental para evitar complicações que levem a internações e mortes, evitando, também, uma sobrecarga na rede de saúde", disse o secretário.

Atualmente, a vacinação contra a gripe está na fase dois, destinada aos idosos acima dos 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino. A terceira fase, que começa na próxima quarta-feira, 9 de junho, será para pessoas que têm comorbidades, as com deficiência permanente, bem como caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, e integrantes das Forças Armadas.

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 19 de abril, com a primeira fase para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que tiveram filho até 45 dias, trabalhadores da saúde e povos indígenas. Quem faz parte desse grupo e ainda não foi imunizado pode procurar um local de vacinação para receber a dose.

Postos de vacinação - Esse ano, a imunização contra a gripe está ocorrendo nos módulos do Médico de Família, nas Unidades Básicas e no Teatro Municipal. As Policlínicas Regionais, os postos volantes e o drive-thru da UFF seguem com a imunização contra a Covid-19. A divisão é para evitar aglomerações.

Documentos - Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem: trabalhadores da Saúde ou da Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, o cartão de vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, a identidade; pessoas com doenças crônicas (a partir de 5 anos de idade), a solicitação médica, com indicação da doença; as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.