São Gonçalo prorroga medidas restritivas contra a covid-19

Bares, restaurantes e shoppings tiveram relaxamento no horário de funcionamento até o dia 10 de junho - Foto: Lucas Alvarenga / Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo prorrogou as medidas restritivas de proteção à vida no combate à covid-19 até o dia 10 de junho, ampliando o horário de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimento congêneres, que podem funcionar para consumo no estabelecimento e retirada de alimentos entre 6h e 23h, sendo determinado que após este horário não será permitido a presença de mais nenhum cliente nos locais citados. A alteração foi publicada no Diário Oficial do município da última segunda-feira (31).

Também foi alterado o horário de funcionamento de shopping centers, centros comerciais e galerias, inclusive praça de alimentação, que podem abrir às 10h e fechar às 22h.

Lojas de conveniência, podem atuar no horário compreendido entre 6h e 22h, vedada a permanência continuada e a aglomeração de pessoas nesses locais. Demais estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços podem funcionar de 8h às 18h.

As atividades essenciais, como farmácias, drogarias, comércio de equipamentos médicos, serviços assistenciais de saúde e óticas; supermercados, padarias, mercados, açougues e peixarias, centros de abastecimento de alimentos, assistência veterinária, postos de combustíveis, chaveiros, locação de veículos e serviços funerários - podem funcionar com 50% da capacidade em horário normal.

Eventos sociais em ambientes como salões e casas de festas podem ocorrer com a limitação de atendimento ao público em 50% da sua capacidade de lotação, no horário entre 11h e 22h, não podendo haver a presença de pessoas no local após 23h.

Barbearias e salões de beleza podem funcionar com 50% de sua capacidade, no mesmo sistema que os estabelecimentos comerciais no que diz respeito às orientações de distanciamento mínimo obrigatório.

As academias, estúdios de musculação e de pilates, centros de ginástica podem funcionar com capacidade limitada de 50%, entre 6h e 22h, também obedecendo aos protocolos de segurança.

Podem funcionar parques externos e internos, salas de jogos, cinemas, espaços de entretenimento externos e internos com capacidade limitada a 50% dos frequentadores.

Todos os estabelecimentos deverão adotar uma série de procedimentos para impedir a aglomeração de pessoas. Deverão manter controle de acesso na porta de entrada, além de divulgar informações sobre a pandemia e medidas de prevenção, exigindo uso de máscaras e álcool em gel, além da aferição de temperatura corporal.

Vacinação - São Gonçalo continua vacinando grávidas e puérperas com comorbidades com mais de 18 anos, profissionais da educação, guardas municipais, veterinários, todos a partir de 50 anos e que estejam trabalhando; estagiários da saúde atuando em unidade hospitalar e pessoas com comorbidades acima de 18 anos nesta quarta-feira (2). Todos devem comprovar vínculo com o município - ou empregatício ou de residência. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que não haverá vacinação no feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (3). E na sexta-feira (4) e sábado (5), os 12 pontos de vacinação vão funcionar das 8h às 12h.

A cidade também vacina pessoas que têm doenças neurológicas crônicas com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com síndrome de down acima de 18 anos, trabalhadores da saúde da linha de frente e profissionais da saúde acima de 18 anos. A segunda dose de coronavac está disponível para aqueles que tomaram a primeira dose do imunizante. Podem se imunizar com a segunda dose da astrazeneca pessoas que tomaram a vacina há mais de 12 semanas. Para a segunda dose, todos devem estar munidos com o comprovante da primeira dose da vacina aplicada no município.

Vale lembrar que só as grávidas e puérperas têm exclusividade para tomar a vacina da pfizer. Pessoas com comorbidades, doenças neurológicas crônicas e
deficiência permanente também podem tomar esta vacina, segundo o informe técnico do Governo do Estado. No entanto, não há exclusividade, já que estes grupos podem ser vacinados com a astrazeneca.