Niterói integra a aliança pelo clima

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói passou a fazer parte da Aliança pela Ação Climática (ACA) Brasil, coalizão dedicada a empreender medidas e aumentar o apoio público no enfrentamento à emergência climática mundial. O prefeito Axel Grael assinou o termo de adesão e lembrou que Niterói tem boa visibilidade nacional no campo das ações para a sustentabilidade ambiental.

O convite para a adesão da cidade partiu da equipe do Local Governments for Sustainability (ICLEI) Brasil, uma rede internacional da qual Niterói é membro desde 2017. Uma das metas da iniciativa é que sejam cumpridos os compromissos pactuados no Acordo de Paris, assinado por 195 países para conter o aquecimento global e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O movimento já existe nos Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul.

"Desde 2013, a questão climática é tratada com muita seriedade em Niterói. A Prefeitura desenvolve projetos voltados para educação ambiental, preservação de parques e florestas, recuperação da Lagoa de Piratininga, iniciativas de reflorestamento, controle da emissão de gases do efeito estufa, entre outros. Recentemente, criamos uma Secretaria do Clima que cuida das políticas de prevenção, adaptação e mitigação de danos com relação às mudanças climáticas. É a primeira Secretaria do Clima do País. Niterói se tornou signatária da ACA porque assume sua responsabilidade e liderança nesse tema tão vital e estratégico", destacou Grael.