Niterói desenvolve plataforma digital de novos negócios

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na manhã desta quarta (2), o prefeito de Niterói, Axel Grael, apresentou a plataforma digital 'Novos Negócios' para a diretoria da Firjan Leste Fluminense. Desenvolvida e lançada pelo município recentemente, a ferramenta gratuita tem como objetivo desburocratizar e ajudar no desenvolvimento de novos negócios na cidade, e permite que o empreendedor pesquise uma série de dados relativos à abertura e à viabilidade do seu futuro negócio. A plataforma pode ser acessada pelo https://arcg.is/iH8Wj.

Durante a apresentação, Axel destacou que o uso de ferramentas online é uma tendência que veio para ficar, e que a Prefeitura de Niterói está investindo em ações para a retomada da economia no pós-pandemia.

"Esta ferramenta é um instrumento que vai nos ajudar a atrair mais investimentos para a cidade. Já conversamos com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e agora buscamos a Firjan", enfatizou o prefeito.

O presidente da Representação Leste Fluminense da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, disse que será possível contribuir com a divulgação desta ferramenta através dos nove Conselhos Regionais.

"É um recurso que a cidade coloca à disposição dos interessados e isso mostra a capacidade de gestão que o município tem", afirmou.

A plataforma - Construída pela equipe do Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), do Escritório de Gestão de Projetos do Município, os interessados em iniciar um negócio na cidade podem consultar as informações remotamente para uma análise preliminar, sem precisar se deslocar até a Prefeitura. Os dados disponíveis contemplam zoneamentos, legislações, localização de empresas e equipamentos públicos e privados.