Niterói: mais mil novas árvores

A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, participa do plantio no Parque Esportivo do Caramujo - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Visando avançar na preservação dos ecossistemas e na construção de uma cidade cada vez mais sustentável, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) de Niterói está realizando novos plantios de mudas em diversos pontos da cidade. De janeiro até o dia 21 de maio foram plantadas mais de 400 mudas, e para os próximos seis meses, a meta é alcançar mil plantios na área urbana de Niterói.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, lembra que de 2016 a 2020, a Seconser promoveu mais de 4.200 plantios de árvores na cidade.

"Nos últimos anos, Niterói vem renovando sua flora urbana com indivíduos arbóreos escolhidos a partir de suas características e capacidade de interação com o meio urbano. As ruas e avenidas vêm recebendo novas golas e canteiros com diferentes tipos de árvores. Além da nossa cidade ganhar em equilíbrio sustentável, ela também fica muito mais bonita", afirmou a secretária.

A ação mais recente foi o plantio de 40 mudas de ipês no Parque Esportivo do Caramujo. O biólogo da Seconser, Alexandre Moraes, explica que esta iniciativa faz parte de um calendário florístico.

"Os ipês e suas floradas darão novas cores à chegada do Parque Esportivo do Caramujo. São cinco espécies que marcarão presença sempre colorindo de branco, roxo, amarelo e rosa o acesso ao campo de futebol. Cada árvore vai florescer de forma alternada e vai criar alterações de cores na paisagem", conta entusiasmado.

Esta iniciativa no Parque Esportivo do Caramujo contou com a participação de integrantes do Jovem EcoSocial e moradores das comunidades do Morro do Céu e São José, além da cantora, escritora, atriz e moradora de Niterói, Mona Vilardo. Ela filmou os plantios que fazem parte do clipe da sua música "Sal da Terra", lançada no sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.