Um momento estratégico

Charbel - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

Gradualmente, vai avançando o plano de vacinação da população. E após mais de um ano de pandemia, pode-se dizer que a imensa maioria das pessoas, ao menos aqui em Niterói, já introjetou razoavelmente comportamentos básicos (e necessários) tais como o uso de máscaras, a constante assepsia das mãos e a manutenção do distanciamento social. É claro que ainda estamos todos navegando em mares perigosos, que a qualquer momento podem se tornar terríveis e fatais. Mas estamos indo em frente. Precisamos ir em frente.

Na verdade, nós, empreendedores locais, precisamos tanto seguir em frente que temos urgência em saber o que a prefeitura municipal tem a propor para fomentar o desenvolvimento econômico de Niterói, a curto prazo que seja. O Poder Público tem importância e responsabilidade fundamentais para que setores como Comércio, Serviços, Turismo e Cultura, por exemplo, possam ir renascendo na cidade. Mas qual é o projeto para isto? Aliás: existe algum projeto para isto? Até agora, não sabemos. Infelizmente, a administração municipal tem se mantido surda às vozes que não sejam dos aduladores de plantão. Sem a necessária ampla interlocução com a sociedade, providências são decididas a portas fechadas, tornando-se conhecidas apenas quando já são fatos consumados, através de "lives" que não permitem o contraditório.

Mas essa prática vai ter que acabar. E rápido. Agora mesmo, o Sindilojas está requisitando, junto à Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, a convocação de uma Audiência Pública, na qual os representantes da Prefeitura terão que revelar o que têm em mente para a cidade. O que eles pensam em fazer para resgatar o desenvolvimento do Centro, por exemplo? Se existe previsão de algo, quantas e quais ações estão planejadas? O investimento será de quanto? Quais as previsões de início e de término de cada etapa?

É importante destacar que nem tudo se resume a obras ou melhorias urbanísticas. É necessário resgatar um mínimo de alegria (de autoestima, mesmo) dos moradores de Niterói. Isto é possível com a montagem e execução de uma consistente agenda de eventos como pequenas intervenções artísticas - música nas esquinas, por exemplo - e atividades públicas de lazer, sempre de forma a evitar aglomerações de público.

Agora mesmo, que estamos prestes a chegar ao segundo semestre, que tal a prefeitura deflagrar uma grande ação coordenada de várias secretarias, de forma a tornar o final de 2021 um pouco mais agradável que seja? Ruas ornamentadas, iluminação diferenciada, anúncios nas mídias da cidade estimulando a que todos deem preferência às lojas e aos produtores locais - enfim, algo que proporcione um novo alento para todos, ainda mais depois que estabelecimentos de Comércio e de Serviços tiveram que ficar de portas fechadas devido à pandemia. Afinal, para uma prefeitura enriquecida pelos fartos royalties do petróleo, o Natal tem a obrigação de ir além de uma bela árvore iluminada na curva entre São Francisco e Charitas.

Agora é um momento estrategicamente fundamental para se pensar e debater ideias para os rumos a seguir. O Sindilojas se mantém pronto a colaborar e debater com as autoridades municipais, tendo como compromisso maior o desenvolvimento econômico e social de nossa querida cidade.