SG terá plano diretor de arborização e paisagismo

Paisagismo e requalificação urbana irão valorizar as vias de acesso à cidade - Foto: Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O município de São Gonçalo será beneficiado com a elaboração de um plano diretor de arborização pública e intervenções de paisagismo nos principais corredores urbanos da cidade. O plano e o paisagismo serão executados a partir de uma medida de compensação ambiental no valor de R$ 570 mil pagos ao município, por uma empresa que está construindo um condomínio na Estrada dos Menezes, em Alcântara.

O Plano Diretor de arborização vai realizar um diagnóstico completo da situação das árvores na cidade, com um estudo profundo e detalhado que prevê identificação, mapeamento, marcação e medição das espécies vegetais localizadas no perímetro urbano de São Gonçalo, para planejar e ordenar a arborização no município.

Esse planejamento vai definir regras para novos plantios e evitar problemas futuros com a arborização, como galhos que venham a atingir a rede elétrica de alta tensão e moradias, e levará também em conta, a acessibilidade aos cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Será um diagnóstico sobre a situação da arborização urbana em toda a cidade de São Gonçalo.

A requalificação urbana e paisagismo dos principais corredores viários da cidade de São Gonçalo ainda terão seus pontos de execução definidos, mas irão valorizar vias de grande movimentação, como as de acesso à cidade.

As compensações ao município são previstas pela aplicação da Lei 713/2017 e da Lei 773/2017. As leis definem regras para plantio, poda, transplantio e supressão de árvores situadas em espaços públicos ou em propriedades particulares. Os investimentos através das compensações devem ser realizados em paisagismo, obras de urbanização, recuperação e construção de equipamentos públicos e serviços de infraestrutura urbana. Toda a alteração provocada ao meio ambiente exige que uma compensação ambiental seja paga ao
município.