Ação previne contra incêndios florestais

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Corpo de Bombeiros (CBMERJ) lança, nesta segunda-feira (7), 11h, a Operação Extinctus, no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe. A corporação vai atuar pelo quarto ano consecutivo de forma preventiva no combate aos incêndios florestais do Estado. Para intensificar a iniciativa, o CBMERJ vai receber - com investimentos de cerca de R$ 12 milhões do Estado - 80 viaturas do tipo pick-up automáticas, com tração 4x4, que acessam os mais diversos terrenos. Esta será a primeira entrega de recursos de Cláudio Castro, adquiridos com verbas do Estado (Taxa de Incêndio), no cargo titular de governador.

A Operação Extinctus contará com um reforço especializado de militares treinados para atuar, especificamente, nos incêndios florestais. Helicópteros, caminhões de transporte de tropa e viaturas do tipo auto-bomba, com capacidade para atuar em qualquer tipo de cenário, também estarão disponíveis para as ocorrências.

"A chegada das viaturas é fundamental para que possamos responder com maior rapidez e proatividade em casos de fogo em vegetação, comum em áreas acidentadas. Os veículos agilizam a chegada a locais de difícil acesso, evitando que o incêndio se alastre e ganhe maiores proporções", ressalta o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Este ano, a operação vai contar, ainda, com a participação de agentes das Regionais de Defesa Civil (Sedec-RJ/REDEC), que notificarão os responsáveis por áreas com perigo iminente de incêndios
florestais.