Novos postos de trabalho abertos

Levantamento da Firjan mostra que o Leste Fluminense gerou 2.352 vagas de empregos entre janeiro e abril de 2021 - Foto: Agência Brasil/Arquivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Levantamento feito pela Firjan, divulgado esta semana através da plataforma Retratos Regionais, aponta que os municípios do Leste Metropolitano (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito) geraram saldo positivo de 2.352 vagas de empregos entre janeiro e abril de 2021 nos quatro setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária). Nos últimos 12 meses até abril, esse saldo aumenta para 5.540. Niterói ( 871), São Gonçalo ( 732) e Maricá ( 732) são os municípios com os melhores desempenhos em 2021 nestas áreas. Abril, inclusive, foi o décimo mês consecutivo de saldo positivo de contratações na indústria da sub-região e o quarto mês consecutivo no setor de serviços da mesma área.

A análise específica da indústria da sub-região mostra que o setor gerou 1.723 novos postos de trabalho formais no acumulado deste ano. Novamente, Niterói ( 738) e São Gonçalo ( 699) também se destacaram positivamente neste período. Os setores que impulsionaram este resultado foram a construção civil ( 697) e a manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos ( 515).

Análise estadual da indústria - A construção civil fluminense registra saldo de 5.462 postos de trabalho de janeiro a abril deste ano, sendo o melhor desempenho entre os segmentos da indústria do estado do Rio, de acordo com análise feita pela Firjan a partir da plataforma Retratos Regionais. Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas ( 2.374), instalações elétricas ( 1.349) e construção de edifícios ( 878) são as áreas com maior destaque no segmento.

"A construção civil apresenta enorme contribuição para o desenvolvimento do estado. Diante da importância, a Firjan inaugurou recentemente um centro de referência, a mais moderna e atualizada unidade de formação profissional e inovação do país, para apoiar toda a cadeia produtiva do setor", ressaltou Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense.

A análise feita pela Firjan, considerando o saldo de contratações e demissões do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, ao todo, a indústria fluminense abriu 12.531 postos de trabalho no acumulado do ano, incluindo o desempenho da extrativa, de transformação, construção civil e Serviços Industriais de Utilidade Pública. A federação aponta que o bom desempenho da indústria está disseminado pelo estado. Em abril, mesmo diante do agravamento da pandemia de covid-19, o setor abriu 2.013 vagas.

O segundo melhor desempenho na indústria fluminense de janeiro a abril é do segmento de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com saldo de 2.280 postos de trabalho. O terceiro maior saldo na indústria do estado do Rio é do segmento de confecção de artigos do vestuário e acessórios ( 1.597). Entre essas áreas, os maiores saldos são de confecção de roupas íntimas ( 947) e
confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas ( 647).

Os segmentos de fabricação de produtos de minerais não-metálicos ( 971) e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos ( 544), bastante impulsionados pela construção civil, também estão entre os destaques da indústria do estado do Rio em 2021.

Considerando todos os setores - indústria, serviços, comércio e agropecuária - o mercado de trabalho fluminense ganhou 32.384 mil postos de trabalho neste ano. Além do setor industrial, o setor de serviços também apresenta saldo positivo, com 20.325 vagas, puxado pelas atividades de atenção à saúde humana ( 5.587), serviços para edifícios e atividades paisagísticas ( 3.102) e administração pública, defesa e seguridade social ( 2.753). A agropecuária ( 797) também tem saldo positivo. O comércio (-1.269) fechou vagas em 2021.