Dia de celebrar o Meio Ambiente

Dentro da programação, a APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, terá Missa Ecumênica de celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - Foto: Divulgação / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Semana Nacional do Meio Ambiente será comemorada a partir deste sábado (5) em São Gonçalo com uma série de eventos. Entre eles, está o lançamento da pedra fundamental da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) na APA Estâncias de Pendotiba (Maria Paula), a primeira área de soltura de animais silvestres do Estado do Rio, lançamento do Programa Floresta do Amanhã, ação de reflorestamento na Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno e curso de capacitação para os guardas do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAM).

Neste sábado, a programação tem início com missa ecumênica de celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na APA Estâncias de Pendotiba (Maria Paula), às 9h. Depois, às 10h, haverá entrega de veículo pela C.A.C Engenharia de acordo com o Termo de Compromisso de Compensação Ambiental Nº 010/2018. O veículo será utilizado para atendimento exclusivo das rotinas administrativas, de fiscalização e monitoramento da APA de Maria Paula.

Durante o dia será realizada a Feira Sustentável do Grupo Feminino das Estâncias de Pendotiba e também haverá apresentação da banda de gaita de Brazilian Pipers.

Na segunda-feira, dia 7, a agenda de eventos prossegue com aula Inaugural do Curso de Capacitação do Grupamento de Defesa e Proteção Ambiental (GPAM), na APA Estâncias de Pendotiba (Maria Paula), às 10h.

A criação da grade curricular da capacitação do GPAM é uma das iniciativas para solidificar a atuação dos agentes na área ambiental, principalmente nas áreas de preservação ambiental (APAs) do município. A criação da grade curricular do GPAM é uma iniciativa do Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA). O PROMEA atuará de forma articulada nos níveis e modalidades do processo educativo, em caráter escolar (formal) e não escolar (informal).

Na sexta-feira, às 11h, haverá lançamento do Programa Florestas do Amanhã, na APA do Engenho Pequeno. A Ação de reflorestamento na APA do Engenho Pequeno será o pontapé inicial do projeto Florestas do Amanhã, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), no município.

Ás 12h, será lançada a pedra fundamental da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) na APA Estâncias de Pendotiba (Maria Paula). As ASAS são áreas destinadas a reinserir na natureza os animais silvestres apreendidos ou resgatados. Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, a ASAS Ambiental de Maria Paula será a primeira área de soltura de animais silvestres pública, legalizada junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Novas instalações

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente terá novidades ainda neste mês de junho, com a inauguração da nova Sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura. A reformulação inclui novas instalações hidráulicas e elétricas, além da aquisição de equipamentos e mobiliário. A secretaria vai voltar ao prédio da prefeitura após ficar por quatro anos instalada de forma provisória no Partage Shopping, devido a um incêndio que em 2017 que atingiu o prédio da prefeitura. A volta da secretaria também representa economia aos cofres públicos. A prefeitura pagava aluguel no valor de R$ 6 mil pelo espaço no shopping.