Aulas de tiro com arco e badminton no Caramujo

Parque Esportivo e Social do Caramujo ganha aulas de tiro com arco - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Parque Esportivo e de Inclusão Social do Caramujo (PESC) promoveu nesta sexta-feira (4) a aula inaugural das novas modalidades esportivas de tiro com arco e badminton. As atividades serão disponibilizadas no parque para os moradores da comunidade e adjacências. O espaço conta com diversas atividades esportivas, sociais e de prevenção à saúde. As atividades são todas gratuitas e seguem os protocolos sanitários estabelecidos. Atualmente, mais de 200 pessoas estão ativas no projeto.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, que acompanhou e participou das duas aulas inaugurais com as crianças da comunidade, reforçou a oportunidade que o esporte pode trazer na mudança de vida de cada uma delas.

"Eu tenho um orgulho enorme de ver isso aqui funcionando. Foi um projeto que eu concebi e que escolhi o local para implantar, mesmo sabendo o desafio que seria por ser um lugar marcado pela violência. Hoje é um espaço onde temos várias práticas esportivas oferecidas para a comunidade. Isso é muito importante porque permite que o jovem encontre o esporte que melhor se adapte ao seu biotipo. O esporte é uma oportunidade de ascensão social, de lazer e de desenvolvimento de talentos", destacou o prefeito, que completou "Ser campeão não é a única referência de sucesso. O esporte desenvolvido com prazer já é maravilhoso. Ser profissional ou se tornar um professor da modalidade já é ser campeão, pois você descobriu uma vocação e uma profissão para melhorar na vida. Então o esporte é rico de oportunidades e ver o Parque Esportivo atraindo essa garotada é muito gratificante. O objetivo não é fazer campeões, mas tomara que eles venham".

O prefeito contou ainda uma história pessoal ligada ao badminton.

"Meu irmão era atleta de badminton quando sofreu um acidente. Um dia, ele chegou no Projeto Grael, projeto social ligado ao esporte desenvolvido pela família, e disse: 'se alguém se interessar e quiser treinar de verdade, eu doo meu material'. Naquele momento, duas meninas do projeto levantaram a mão e ele pegou o nosso material pessoal, meu e dele, e deu para as duas meninas treinarem. Uma delas, a Fabi (Fabiana da Silva), vai disputar a Olimpíada de Tóquio esse ano", contou Axel.

O administrador regional do Fonseca e Adjacências, Oto Bahia, reforça que as atividades previstas para o Parque Esportivo integram três eixos de atuação: esporte, cultura e cidadania, e atenção social.

"O Parque procura difundir os valores esportivos, disciplinares, inclusivos e humanitários, associados a práticas que incluam e potencializem as famílias através de uma atenção global às necessidades apresentadas. A ideia é que o Pesc seja um polo de geração de oportunidades para o bairro do Caramujo e adjacências, buscando salvar vidas através do esporte. Também temos projetos com a terceira idade", explicou o administrador.