Fonseca: prefeito visita obras na comunidade São José

Axel Grael esteve ontem no local, que passa por uma série de intervenções - Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou, ontem (4), as obras de urbanização e infraestrutura da comunidade São José, no Fonseca. A revitalização da área era esperada há décadas pelos moradores. As intervenções estão levando para o local rede drenagem, pavimentação, contenção de encostas, escadas de acesso, além de uma quadra poliesportiva, um anfiteatro, praça com academia da terceira idade e brinquedos para crianças. Cerca de 1.500 famílias da região estão sendo beneficiadas com as melhorias.

O investimento do Município neste projeto foi de R$ 44 milhões. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (Produis), que foi financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prefeito enfatizou que as intervenções estão promovendo mais segurança e qualidade de vida para a população.

"Fico muito satisfeito vendo essa etapa das obras finalizando. As obras de contenção e urbanização, além de segurança, dão qualidade de vida e dignidade aos cidadãos", afirmou o prefeito.

Nova técnica - A comunidade São José foi a primeira área da cidade a receber uma nova técnica que vem sendo aplicada em obras de contenção de encostas realizadas pela Prefeitura de Niterói. Estudado por diversas instituições nacionais e internacionais e comprovado como uma das melhores ferramentas naturais de controle de erosão, o Sistema Vetiver consiste em uma gramínea indiana que conserva solos e águas em áreas de poucos recursos.

Esta gramínea é plantada em camadas após a fixação dos taludes e promove, ao longo do tempo, o efeito atirantado do solo, garantindo maior estabilidade às encostas, já que suas raízes atingem até cinco metros de profundidade. De acordo com o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, estas áreas foram escolhidas por apresentarem características específicas, como resistência ao fogo, crescimento e desenvolvimento nos mais diferentes tipos de solo e capaz de suportar períodos de estiagem superiores a seis meses.