Adoção é amor!!

Marcelo Queiroz - Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Marcelo Queiroz

A nova realidade imposta pela pandemia reforçou a importância dos pets na rotina dos seus tutores e ratificou a necessidade crescente da atuação do Poder Público nesse sentido.

Pesquisas científicas vêm comprovando que os bichinhos de estimação, especialmente cães e gatos, são aliados da saúde mental, diminuem a sensação de solidão e facilitam a interação de pessoas, entre outros benefícios.

É neste sentido que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal - RJPET, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, vem firmando posição.

Chegamos no meio do ano 2021 e os resultados apresentados pela atuação frequente da RJPET trazem uma excelente perspectiva para o futuro, principalmente para os animais em vulnerabilidade:

As feiras de adoção realizadas diretamente pela RJPET foram responsáveis por dar novos lares a mais de 70 animais, sem contar as adoções ocorridas através de parcerias frequentes com ONGs e protetores independentes.

A parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), denominada CarioCÃO, e com o Futebol Feminino do Botafogo, colocou animais abandonados nos gramados e incentivou a adoção aos amantes do esporte.

A realização do Concurso de Fotografia "Estado Amigo dos Animais", parceria com a Associação Internacional Lions Clube Cidade Maravilhosa e o RioSolidário, é sucesso nas redes e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção de animais. Os vencedores ainda poderão indicar uma instituição para receber uma tonelada de ração.

O selo "Amigo PET/PET Friendly" ultrapassou a marca de 1.000 estabelecimentos comerciais certificados em todo o Estado do Rio de Janeiro, entre hotéis, pousadas, restaurantes e lojas, abrindo espaço para os animais frequentarem ainda mais os mesmos ambientes que seus tutores.

Sob o ponto de vista legal, além de um incentivador constante das ações realizadas pela RJPET, o Governador Claudio Castro tem promulgado uma série de leis que tem como finalidade o bem-estar e a proteção animal.

O trabalho não para no sentido de fazer do Estado do Rio de Janeiro uma referência na instituição de políticas para animais de estimação e outras parcerias estão em curso em defesa dos nossos melhores amigos.