São Gonçalo alerta para importância da vacinação

Secretaria de Saúde convoca população no Dia da Imunização - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A pandemia do coronavírus deixou em evidência a importância da vacinação para evitar a doença. As vacinas são o melhor método para evitar várias enfermidades, muitas que já mataram milhões de pessoas em todo o mundo e agora estão extintas. Para lembrar da importância da vacinação, existe o Dia da Imunização, que é celebrado, anualmente, em 9 de junho. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, tanto de crianças quanto adultos, diminuindo a probabilidade de contrair doenças.

A cobertura vacinal de 17 vacinas oferecidas na rede municipal de saúde de São Gonçalo para adultos e crianças caiu, em média, 50% nos primeiros cinco meses deste ano. Em 2020, a cobertura de 11 vacinas para bebês e crianças de até dois anos caiu, consideravelmente, em comparação ao esquema vacinal de 2019. Há diferença de mais de 60% nos números de imunização, como é o caso da tríplice viral -D1, vacina contra sarampo, caxumba e rubéola.

O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo, Rafael Vidal, alerta a população para a importância de ter a vacinação em dia. Todas as vacinas estão disponíveis em 74 unidades de saúde, que estão funcionando normalmente na cidade, das 8h às 17h. "Todos devem manter em dia a vacinação, principalmente as crianças, pois ainda há circulação de doenças, mesmo que com poucos casos. Ano passado, por exemplo, houve maior incidência de sarampo pela falta de vacinação, uma doença que já estava controlada e da coqueluche, uma doença de transmissão respiratória", explicou Rafael.

A atualização da caderneta de imunização pode ser feita em qualquer sala de
vacinação.