Prefeitura de Niterói entrega escola reformada na Zona Sul

Umei Professora Margareth Flores passou por obras, adequação de infraestrutura, pintura e ganhou espaços lúdicos - Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A reforma da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Professora Margareth Flores, em São Francisco, foi entregue ontem (9). A unidade ganhou novo pátio, quadra e passou por obras de reforma interna e externa dos ambientes. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação, a modernização da rede é uma das prioridades da gestão e a reforma geral desta unidade faz parte da meta de 100 dias.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, que esteve presente na entrega da unidade, falou sobre a importância do espaço escolar e da responsabilidade da administração para a retomada das atividades presenciais nas escolas da rede municipal.

"Fico emocionado ao ver uma escola conectada com a comunidade, que tem sensibilidade e busca inspiração e modernização com os investimentos que foram feitos. Estamos vivendo um momento difícil que exige muito cuidado e responsabilidade com os profissionais e com esses alunos. Temos visto muitos artigos publicados sobre o prejuízo das crianças por estarem longe da escola. Precisamos, mais do que nunca, arregaçar as mangas e trabalhar pelas futuras gerações, para que logo as crianças possam ocupar esse espaço que é delas", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, enfatizou que Niterói tem uma rede de escolas acima da média dos outros municípios, com unidades de alto padrão e infraestrutura qualificada. Além de dar continuidade às obras, ele contou a secretaria está adotando ações para melhorar a qualidade do ensino no município.

"Nosso grande desafio é a melhoria dos processos de aprendizagem e a elevação da qualidade da educação associada ao enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre a escola. Nossos profissionais fizeram um trabalho brilhante durante o ano passado e temos certeza que vamos superar os imensos desafios que temos pela frente. Nosso compromisso é com o futuro da educação pública", afirmou o secretário.

A Umei foi fundada em dezembro de 2012 e recebeu o nome da professora Margareth Flores que desenvolveu um importante trabalho na Educação Infantil do município. A unidade passou por reforma das paredes internas, pintura dos ambientes, ganhou novo piso externo, novos pátios interno e externo para as crianças brincarem, além de uma quadra. A parte elétrica também passou por intervenções e as salas foram climatizadas.

Desde o começo do ano, estão sendo realizadas obras de reforma e manutenção em diversas unidades. As intervenções incluem pintura, podas, limpeza dos pátios, trocas de portas e janelas, manutenção do telhado, construção de pátios e quadras, entre outras melhorias.