Em SG, comissão define ações para cuidar da limpeza urbana

Prefeito Capitão Nelson participou da reunião da Comissão de Gestão de Limpeza Urbana de São Gonçalo, realizada na última terça-feira (15) - Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito Capitão Nelson se reuniu esta semana com a Comissão de Gestão da Limpeza Urbana do Município de São Gonçalo. No
encontro foi debatida a elaboração de ações para aumentar a eficiência da limpeza em toda a cidade, adotando novas práticas e estratégias para oferecer mais qualidade dos serviços aos munícipes.

A comissão é constituída por membros do Executivo, encarregados de assessorar a prefeitura com adoção de medidas técnicas em temas que envolvam a limpeza urbana. Trata-se de uma força interdisciplinar que tem como participantes o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júnior Barboza, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, o subsecretário de Comunicação, Alexandre Coutinho, o subsecretário de Limpeza Urbana, Paulo Vallado, e o subsecretário de Fiscalização de Posturas, Randhal Juliano. Também participaram do encontro o secretário de Transportes, Fábio Lemos, e representantes da empresa Força Ambiental, que recentemente assumiu os serviços de coleta urbana no município.

"Há muito tempo São Gonçalo sofre com essa questão de descarte irregular de lixo. Estamos trabalhando para devolver a dignidade para os moradores e comerciantes, que há muitos anos vêm sofrendo com esse problema. Trocamos a empresa de coleta e agora vamos orientar e conscientizar a população para que o lixo seja descartado corretamente", disse o prefeito Capitão Nelson.

O prefeito e a comissão discutiram nesse primeiro encontro os pontos importantes para elevar a qualidade dos serviços de limpeza, como os locais críticos da cidade a serem priorizados em ações de coleta e limpeza, estudo para implantação de novas lixeiras pela cidade e problemas que há anos atingem a população de São Gonçalo, como o descarte de sólidos, entulho, eletrodomésticos e móveis.

O encontro também definiu que os serviços para melhorias na limpeza urbana serão acompanhados de ações de fiscalização por toda a cidade, através de rondas regulares que atuarão em centros comerciais e áreas residenciais de todo o município, primeiramente com ações educativas e de conscientização e, posteriormente, com adoção de medidas rígidas contra infratores, incluindo aplicação
de multas em caso de descumprimento das normas estabelecidas pela prefeitura.

Proximidade com a população - A comissão estabeleceu que os munícipes possam contar em breve com um novo canal de denúncias sobre descarte irregular de lixo na cidade. Ações de divulgação e conscientização através de publicidade e internet também serão realizadas para atingir o maior número possível de cidadãos sobre boas práticas, a fim de manter a cidade limpa e ordenada. Também serão divulgadas informações sobre atuação da coleta realizada pela Força Ambiental, como rotas de coleta, dias e horários corretos para descarte em cada região do município.

Apesar da mudança recente da empresa de coleta de lixo, a adoção de estratégias para minimizar os impactos da transição entre as empresas, como absorção da mão de obra da antiga prestadora de serviço e manutenção de datas de coleta, contribuíram para que os problemas fossem minimizados.

A Comissão de Gestão da Limpeza Urbana do Município de São Gonçalo realizará reuniões regulares para avaliar o andamento dos trabalhos e ações que serão realizadas. O próximo encontro será no dia 23.