Programa Aprendiz Cultural para jovens

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, lançaram nesta quarta-feira (23), no Museu de Arte do Rio (MAR), o Aprendiz Cultural, programa inédito que vai oferecer renda e formação em sua primeira etapa para 500 jovens, de 18 a 24 anos. Cada um vai receber bolsa-auxílio mensal de R$ 800 e vale-transporte para fazer os cursos de preparação ministrados em equipamentos culturais do município.

Em seu discurso, o prefeito do Rio elogiou o programa e anunciou que vai ampliar os recursos para o Aprendiz Cultural. De acordo com o Paes, o programa inicialmente elaborado para atender 500 jovens terá uma ampliação na oferta de vagas.

'É uma honra estar aqui. Mas a gente precisa agir em escala, 500 (jovens) é um número muito baixo. Estou aqui dando mais dinheiro, não sei nem quanto é, para a gente poder agir olhando para um público ainda maior. É importante aumentar o número de jovens a ser atendido por esse programa nos próximos anos. É uma das melhores ideias que vi nesses seis meses à frente da Prefeitura', disse Paes.

O prefeito lembrou que a cultura é um setor importante para o desenvolvimento econômico da cidade do Rio. Principalmente, porque é uma área que tem a capacidade de atingir e alavancar as demais.

Na primeira fase, a Secretaria Municipal de Cultura vai lançar um chamamento para organizações da sociedade civil. As secretarias de Juventude e de Políticas e Promoção da Mulher serão parceiras do programa. Além disso, haverá a possibilidade de fazer o curso on-line. A meta é formar, até 2024, cinco mil novos profissionais para o setor cultural da cidade de forma virtual.