Niterói autoriza volta da música ao vivo em bares e restaurantes

Shows poderão acontecer entre 11h e 22h, podendo se estender até 23h às sextas. Tempo máximo será de 3 horas - Foto: Pixabay

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói permitiu a volta das apresentações musicais ao vivo e com público em espaços privados com autorização para funcionar, como bares e restaurantes. A decisão foi publicada nesta quarta-feira, através do decreto número 14.061/2021, e faz parte do Plano de Transição Gradual para o Novo Normal. Há, no entanto, regras sanitárias de prevenção à covid-19 que precisam ser seguidas. Quem descumprir as regras poderá ser multado e até ter o estabelecimento interditado.

"Nós publicamos um novo decreto que estabelece critérios para o retorno da música ao vivo nos estabelecimentos da cidade. Sempre que tomamos uma medida dessas, conversamos com os interlocutores desses setores para alinharmos os protocolos que precisam ser seguidos. Abrimos uma janela para o retorno dessa atividade e, no dia 13 de julho, vamos avaliar o cenário da cidade e decidir se continuamos ou não. É importante lembrar que o decreto não autoriza a realização de eventos, festas ou aglomerações. O decreto permite apenas apresentações de músicos em bares e restaurantes, seguindo os protocolos sanitários", explica o prefeito Axel Grael.

De acordo com o decreto, as apresentações podem ser realizadas entre 11h e 22h. Nas sextas-feiras, o horário pode ser estendido até as 23h. Cada apresentação precisa ter um tempo máximo de três horas.

Todos os presentes precisam usar máscara de proteção facial, com exceção apenas para os músicos e cantores durante as apresentações e sessões de hidratação. Pessoas com temperatura acima de 37,2 graus ou quaisquer sintomas de gripe ou resfriado não poderão participar das atividades.

Nos locais das apresentações deverá ser respeitado o distanciamento de 2 metros entre as pessoas em espaços fechados e de 1,5 metro para os espaços abertos. O distanciamento terá que ser respeitado inclusive entre os músicos. Eles deverão se apresentar a uma distância mínima de 2 metros do público.

Durante as apresentações, a prefeitura recomenda que se evite o compartilhamento de instrumentos e equipamentos, que deverão ser previamente higienizados com álcool 70%. Microfones e instrumentos de sopro não podem ser compartilhados.

Para os estabelecimentos, fica proibido espaço para pista de dança e a ocupação de corredores e áreas de circulação entre mesas ou
poltronas.

Futebol - A prática de futebol também será liberada, seguindo decreto que vai ser publicado nesta quinta-feira (24). Será recomendada a higienização com álcool antes do início das partidas, cuidados para evitar compartilhamento dos materiais esportivos e proibição de aglomeração de público nos jogos, sejam profissionais ou amadores. Somente os espaços autorizados a funcionar podem receber a prática do futebol.