Em SG, apenas 16,2% do público-alvo foi vacinado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo anunciou, na última sexta-feira, que a vacinação contra a gripe no município continua, a princípio, por mais duas semanas, até o dia 9 de julho. Na terceira fase, o Ministério da Saúde tem como objetivo vacinar 90% do público-alvo em São Gonçalo, um total de 407.513 pessoas. No entanto, a cidade vacinou apenas 16,2%, um total de 73.192 pessoas até o fim da última quinta-feira (24). O coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Rafael Vidal, alerta a população para a importância da vacina.

"Todas as vacinas são importantes. A vacinação contra a covid-19 também está em andamento e sabemos que tem que ter um intervalo entre elas, o que pode estar prejudicando a vacinação da gripe. Mas alertamos para que as pessoas que estão aptas a tomarem a vacina da gripe e já estão com intervalo de 15 dias da vacinação contra o coronavírus, procurem as unidades de saúde que estão vacinando contra a gripe", alertou Rafael.

São Gonçalo segue a vacinação da população contra a gripe em 66 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A terceira fase da vacinação contra a gripe contempla os seguintes grupos: pessoas que têm comorbidades, pessoas com deficiência permanente, adolescentes e jovens em medidas sócio-educativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, forças armadas e forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário urbano e de longo curso.

As pessoas da primeira e segunda fases também podem se vacinar. São elas: professores, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Quem tem direito a tomar a vacina contra a gripe tem que ficar atento ao intervalo entre os imunizantes da gripe e da covid-19, que deve ser de 14 dias. Quem já tomou a vacina da covid-19, tem que esperar 14 dias para procurar as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe. E quem já tomou a vacina da gripe também tem que esperar 14 dias para tomar a vacina contra o coronavírus. Quem tomou a primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19 e está aguardando a segunda dose, pode tomar a vacina da gripe neste intervalo, sempre obedecendo o espaço de 14 dias entre elas.

Balanço - São Gonçalo imunizou 73.192 pessoas com a vacina da gripe, sendo 19.463 crianças, 2.492 gestantes, 771 puérperas e 6.794 trabalhadores da saúde, todas da primeira fase; além de 37.948 idosos e 2.032 professores, da segunda fase. Da terceira fase, foram vacinados 3.600 pessoas com comorbidades, 32 rodoviários, 52 pessoas das forças de segurança e forças armadas, seis pessoas com deficiência e dois caminhoneiros. Não houve procura de portuários pela vacina.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina da covid-19. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da
vacina.