Favela ganha projeto urbanístico da UFF

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pavimentação de todas as ruas da comunidade do Sabão, revisão da infraestrutura de esgoto, incremento de sinalização e paisagismo intensivo, estes são apenas alguns elementos previstos no projeto elaborado pela equipe de Equipe de Regularização Fundiária Urbana da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto foi recebido pela prefeitura de Niterói em março deste ano, como estudo preliminar, e está aguardando aprovação da Secretaria de Urbanismo do município.

"A UFF com seus profissionais de alto nível está empenhada nas soluções e melhorias para sociedade. Temos uma missão muito clara na constituição e estamos comprometidos no desenvolvimento nacional e na redução das desigualdades sociais e regionais." afirma o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

"O projeto Urbanístico do Sabão é parte integrante do projeto de regularização fundiária da UFF em parceria com a Prefeitura de Niterói. As famílias da comunidade acompanharam todo o processo, desde a reunião de sensibilização, cadastramento de porta em porta e até a aprovação do projeto Urbanístico através de várias reuniões, o qual foi entregue à Prefeitura de Niterói com sucesso", explica o coordenador do programa e professor da Faculdade de Economia da UFF, Carlos Enrique Guanziroli.

O projeto de urbanização foi elaborado pelo arquiteto Cláudio Crispim, pelo urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Luz Moreira e contou com o apoio do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro-ITERJ e da Prefeitura de Niterói. As intervenções propostas conjuntamente para a comunidade, de acordo com os técnicos da UFF, da prefeitura e dos moradores, contemplaram também o incremento da área de lazer central da comunidade, na mesma localização atual, inserindo novos vestiários, horta comunitária, quiosque com churrasqueira e urbanização.